INSCRIÇÕES ABERTAS
Período de Inscrição: 04 a 21 de setembro de 2023.
As inscrições podem ser realizadas através do SIGAA por meio do seguinte link: (https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf)
Tutorial para auxiliar na realização da inscrição:
Clique aqui para acessar o tutorial de inscrição
X SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
25 A 28 DE SETEMBRO DE 2023
A décima edição da Semana de Ciência e Tecnologia (X SECITEC) é promovida pelo Centro Multidisciplinar de Angicos (CMA) em apoio com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFERSA. Será realizada no período de 25 a 28 de setembro de 2023 na UFERSA – Campus Angicos e terá como tema: “SECITEC: 10 anos de ciência e tecnologia para o desenvolvimento do semiárido”. O evento tem objetivos de cunho acadêmico, através do ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, mediante uma semana repleta de ações culturais e científicas envolvendo a comunidade interna (docentes, discentes, técnicos administrativos) bem como a comunidade externa (local e regional). Neste sentido, a SECITEC visa socializar ações e práticas relacionadas com a vida cotidiana, ações vivenciadas nas diversas culturas dos meios sociais e econômicos. A estrutura da X SECITEC está montada para atender as demandas por meio de Palestras, Minicursos, Oficinas, Exposições, Artes, Cultura e submissões e apresentações de Trabalhos Acadêmicos/Científicos. Portanto, contamos com a sua presença e envolvimento na SECITEC 2023.
Podem ser submetidos à participação no evento trabalhos resultantes de atividades acadêmicas, culturais e de projetos de ensino, pesquisa ou extensão, alinhados a alguma das seguintes áreas do conhecimento:
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Tecnológicas
Engenharias
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Multidisciplinar
RESULTADO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Artigos Completos
BIOPLÁSTICOS: UMA REVISÃO SOBRE AS MATÉRIAS-PRIMAS MAIS PESQUISADAS NA REGIÃO NORDESTEID: EG33 Área: Ciências exatas e da terra Local: Sala 7 – Bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 14h30 |
MUDANÇA ESTRUTURAL NA ECONOMIA DE ANGICOS: O IMPACTO DA UFERSAID: GC41 Área: Ciências Sociais Aplicadas Local: Sala 7 – Bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 19h00 |
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE LAVANDERIA NO MUNICÍPIO DE ANGICOS (RN)ID: PP35 Área: Engenharia de Produção Local: Sala 7 – Bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 15h00 |
DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO MOBILE PARA GERENCIAMENTO DE AGENDASID: HS16/HS43 Área: Ciências Tecnológicas Local: Sala 9 -bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 20h30 |
SISTEMA DE CÁLCULO DE APONTAMENTO DE FOGUETES EM FUNÇÃO DO PERFIL DE VENTO EM OPERAÇÕES DE LANÇAMENTO – SICAFOID: RJ10 Área: Ciências Tecnológicas Local: Sala 9 – bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 20h00 |
Resumos Expandidos
TECNOLOGIA TRANSFORMADORA: PROTÓTIPO DE APLICATIVO COM RECURSOS DE COMUNICAÇÃO, APOIO E INFORMAÇÃO PARA VÍTIMAS DE AGRESSORES COM TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTAID: LG55 Área: Ciências Tecnológicas Local: Sala 9 – bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 19h30 |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERALID: VT39 Área: Ciências Sociais Aplicadas Local: Sala 7 – bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 19h00 |
CIDADE VIVAID: LO08 Área: Ciências Sociais Aplicadas Local: Sala 7 – bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 20h30 |
SOM: EXPERIMENTOS SOBRE A TRANSMISSÃO DE ENERGIA E SEUS FENÔMENOSID: AA40 Área: Ciências Humanas Local: Sala 10 – bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 19h00 |
ANÁLISE MORFOLÓGICA DO BAIRRO JOÃO XXIII (PAU DOS FERROS-RN)ID: LS58 Área: Ciências Sociais Aplicadas Local: Sala 7 – bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 21h00 |
ANÁLISE DO EFEITO TÉRMICO SOBRE RESISTORES NÃO ÔHMICOSID: AG35 Área: Ciências Exatas e da Terra Local: Sala 7 – bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 14h00 |
FORTALECENDO O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O PAPEL CRUCIAL DO LEVANTAMENTO DE REQUISITOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO E WEBSITE DE APOIO À VÍTIMAS DE ABUSO NARCISISTAID: LG05 Área: Ciências Tecnológicas Local: Sala 9 – bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 19h00 |
AS IMPRESSÕES DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFERSA SOBRE A FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA, PESQUISA E GESTÃOID: AA38 Área: Ciências Humanas Local: Sala 10 – bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 19h30 |
MOTIVAÇÃO E SIGNIFICADO DO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM OS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERALID: AD51 Área: Ciências Sociais Aplicadas Local: Sala 7 – bloco 1 Datas: 26/09/2023 – 20h00 |
Banners
PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DA AGUARDENTE DE MANGA DA VARIEDADE TOMMY ATKINS PRODUZIDA NA REGIÃO DO VALE DO AÇUID: CA43 Área: Ciências exatas e da terra Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Tarde |
UM JOGO DE TABULEIRO EDUCATIVO COM A TEMÁTICA DO FUTEBOL PARA AUXILIAR O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE FÍSICA.PARA AUXILIAR O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE FÍSICAID: EM31 Área: Ciências exatas e da terra Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Tarde |
ESTUDO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E APLICAÇÕESID: LA05 Área: Ciências exatas e da terra Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Tarde |
SIMULAÇÃO INTERATIVA DE FENÔMENOS FÍSICOS: O POTENCIAL DO EXCEL® COMO LABORATÓRIO VIRTUAL NO ENSINO DE FÍSICAID: AR16 Área: Ciências Tecnológicas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Tarde |
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS LÚDICAS PARA DINAMIZAR O ENSINO DE FÍSICAID: LL04 Área: Ciências exatas e da terra Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Tarde |
EVOLUÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DAS QUESTÕES DE FÍSICA NO ENEM E SEU IMPACTO NA ATITUDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIOID: LL49 Área: Ciências exatas e da terra Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Tarde |
O PAPEL DESAFIADOR ASSUMIDO PELO MONITOR EM DISCIPLINAS EXPERIMENTAISID: LS15 Área: Ciências exatas e da terra Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Tarde |
ESTUDO DA NORMATIZAÇÃO DE TOMBAMENTO DE EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS – UM ESTUDO DA LEGISLAÇÃO VIGENTEID: DA28 Área: Engenharias Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Tarde |
PRODUÇÃO E QUALIDADE DOS FRUTOS DE MINI MELANCIA CULTIVADOS SOB ESTRESSE SALINOID: LM17 Área: Engenharias Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Tarde |
CRESCIMENTO DE MINI MELANCIA EM SUBSTRATO DE FIBRA DE COCO SOB ESTRESSE SALINOID: LM56 Área: Engenharias Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Tarde |
PERSONALIZAÇÃO DE INTERFACES A PARTIR DO RECONHECIMENTO DE EXPRESSÕES FACIAIS UTILIZANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIALID: MB58 Área: Ciências Tecnológicas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
O USO DO PODCAST EM SALA DE AULA NA MATÉRIA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL, MELHORANDO A ESCRITA E ORALIDADE DO ALUNOID: MO15 Área: Ciências Humanas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
MERGULHANDO NO CICLO DA ÁGUA: RELATO DE UM PROJETO EDUCATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FILTRAÇÃO DA ÁGUA COM ALUNOS DO 4° ANO EDUCATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FILTRAÇÃO DA ÁGUA COM ALUNOS DO 4° ANO”ID: MS28 Área: Ciências Humanas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
OS DESAFIOS DA ENERGIA EÓLICA NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICOS DA REGIÃO IMEDIATA DO AÇUID: PN58 Área: Ciências Humanas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
PRÁTICAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS EMPRESAS EM SITUAÇÃO DE IRREGULARIDADE FISCALIRREGULARIDADE FISCALID: LL21 Área: Ciências Sociais Aplicadas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM O SCRATCH: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITAID: JN06 Área: Ciências Humanas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
GESTÃO DE PROCESSOS NAS ORGANIZAÇÕESID: AN59 Área: Ciências Sociais Aplicadas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
ESPAÇO LOUNGES: UMA AÇÃO DE COMBATE À EVASÃO, BUSCANDO A MELHORIA NA QUALIDADE DA VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES DENTRO DA UNIVERSIDADEID: MS12 Área: Ciências Sociais Aplicadas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
POTENCIAL TURÍSTICO DA CIDADE DE ANGICOS/RNID: JS06 Área: Ciências Sociais Aplicadas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
DESATANDO LAÇOS DESTRUTIVOS: DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE APLICATIVO DE SUPORTE E CONSCIENTIZAÇÃO DE MULHERES NA SUPERAÇÃO DO ABUSO NARCISISTAID: LG39 Área: Ciências Tecnológicas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
LIBERTANDO VOZES SILENCIADAS: UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA CONSCIENTIZAÇÃO E APOIO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE ABUSO NARCISISTAID: LG43 Área: Ciências Tecnológicas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE APP MOBILE PARA PESAGEM DE BOVINOS NO SEMI-ÁRIDOID: MA55 Área: Ciências Tecnológicas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL: APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA MITIGAÇÃO DE PERDAS HÍDRICAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIROID: YR53 Área: Ciências Tecnológicas Local: bloco 1 Datas: 27/09/2023 – Noite |
MODELO DE ARTIGO DA X SECITEC
Clique aqui para obter o modelo de artigo!
MODELO DE RESUMO EXPANDIDO DA X SECITEC
Clique aqui para obter o modelo de resumo expandido!
MODELO DE RESUMO SIMPLES DA X SECITEC
O resumo simples deverá estar de acordo com o template fornecido pela organização evento e, se aprovado, a apresentação deverá ser feita no formato de banner (link do banner: a ser adicionado). A exposição dos banners aprovados deve ocorrer nos dias 26 e/ou 27 de setembro de 2023 em local a ser divulgado por meio do site do evento. As avaliações ocorrerão mediante a exposição do trabalho pelos autores aos avaliadores. O tempo de apresentação será de 5 a 10 minutos.
Clique aqui para obter o modelo de resumo simples!
MODELO DE BANNER/PÔSTER DA X SECITEC
Clique aqui para obter o modelo de banner!
MODELO DE APRESENTAÇÃO DE SLIDES DA X SECITEC
Clique aqui para obter o modelo de apresentação de slides!
EXPOSIÇÕES
Exposição 01 – Ciência no ParqueResponsável: Prof. Gustavo de Oliveira Gurgel Rebouças – UFERSA Angicos Expositores: Prof. Marcelo de Amorim Oliveira – SECE – CE Prof. Gylly Peterson Fernandes Lima – SECE – CE Profa. Naiara Cipriano Olivera – URCA – CE
1 – Exposição de Experimentos Ciência no Parque – Física e Química 2 – Lançamento de Foguetes de Garrafa Pet – Final da Tarde 3 – Exposição Astronomia e corrida espacial – Banners e Objetos 3D 4 – Exposições de Fósseis da Bacia do Araripe. 5 – Telescópios: Lua e Saturno, Jupter nasce 20h20 com telescópios Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 09 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00
Local: Ao lado do Ginásio de Esportes Datas: 27/09/2023 – 19h00 às 22h00 |
Exposição 02 – Casas do CabugiResponsável: Consolida Engenharia – Campus Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 08 Datas: 26/09/2023 – Das 19h00 às 21h00 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 Datas: 28/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 |
Exposição 03 – Quer aprender a montar um avião? Vem pra Engenharia de ProduçãoResponsável: Profa. Luciana Torres Correia de Melo – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 07 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 Datas: 28/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 |
Exposição 04 – Segunda Exposição de Livros em LibrasResponsável: Profa. Célia Camelo de Sousa – UFERSA Angicos Local: Centro de Convivência Datas: 26/09/2023 Horário: 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 |
Exposição 05 – Raízes Sustentáveis: Uma jornada pela construção de horta orgânica, produção de mudas e propagação de espécies nativas e forrageiras na UFERSA – AngicosResponsável: Profa. Tathianni Cândida Azevedo Silva – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 10 Datas: 27/09/2023 Horário: 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 |
Exposição 06 – SALA DA QUÍMICA: diversão e aprendizadoResponsável: Profa. Elisângela Lopes Galvão – UFERSA Angicos Prof. Hugo de Paiva Nunes – UFERSA Angicos Profa. Fernanda Maria de Oliveira – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 11 Datas: 26/09/2023 – Das 14h00 às 17h00 e 19h00 às 21h00 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 e 19h00 às 21h00 Datas: 28/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 |
Exposição 07 – Ótica: Como enxergamos?Responsável: Prof. André Afonso Araújo Marinho – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 06 e 05 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 |
Exposição 08 – Utilização das rochas e dos solos como material de construção e material industrialResponsável: Thâmara Alves – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Espaço de Convivência Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 |
Exposição 09 – Caracterização do solo a partir de ensaios de granulometriaResponsável: Profa. Tâmara Alves – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Espaço de Convivência Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 |
Exposição 10 – 0 Miniaturas em estruturas de açoResponsável: Profa. Tâmara Alves – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Espaço de Convivência Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 |
Exposição 11 – Experiências Científicas e Estéticas na Educação da InfânciaResponsáveis: Profa. Elaine Luciana Sobral Dantas – UFERSA Angicos Prof. Francisco Souto de Sousa Júnior – UFERSA Mossoró Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 01 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 e 19h00 às 21h00 |
Exposição 12 – Contextos de Aprendizagem na Educação Infantil: brincadeira, linguagem e imaginaçãoResponsável: Profa. Elaine Luciana Sobral Dantas – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 02 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 e 19h00 às 21h00 |
Exposição 13 – Alfabetização e Ludicidade – jogos e recursos pedagógicosResponsável: Profa. Elaine Luciana Sobral Dantas – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 03 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 e 19h00 às 21h00 |
Exposição 14 – Experimentos de Física – Mecânica e FluidosResponsável: Profa. Gislene Micarla Borges de Lima – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 04 Datas: 26/09/2023 – Das 19h00 às 21h00 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 |
Exposição 15 – Sala escuraResponsável: Profa. Gislene Micarla Borges de Lima – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 06 Datas: 26/09/2023 – Das 19h00 às 21h00 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 |
Exposição 16 – Atividades lúdicas de eletromagnetismoResponsável: Profa. Gislene Micarla Borges de Lima – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 05 Datas: 26/09/2023 – Das 19h00 às 21h00 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 |
Exposição 17 – Sala de automaçãoResponsável: Profa. Gislene Micarla Borges de Lima – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 05 Datas: 26/09/2023 – Das 19h00 às 21h00 Datas: 27/09/2023 – Das 08h00 às 12h00 |
Exposição 18 – TANGRAMResponsável: Profa Francisco Edcarlos Alves Leite – UFERSA Angicos Local: Bloco 2 de Aulas – Sala 06 Datas: 26/09/2023 – Das 14h00 às 17h00 e 19h00 às 21h00 Datas: 27/09/2023 – Das 14h00 às 17h00 e 19h00 às 21h00 |
LANÇAMENTO DE LIVROTítulo: Teatro de Temática Científica Para Formação de Professores de Química Autor: Prof. Dr. Francisco Souto de Sousa Júnior Mediador: Helder Romero Maia – Bibliotecário – UFERSA Angicos Datas: 27/09/2023 Hora: 10h30 Local: Centro de Convivência – Campus Angicos |
LANÇAMENTO DE LIVROTítulo: Autocad na prática: desenho arquitetônico Autores: Prof. Nildo Dias Silva – UFERSA Mossoró Prof. Rogério Tyagra V. Fernandes – UFERSA Mossoró Prof. Osvaldo Nogueira de S. Neto – UFERSA Angicos Rafael O. Fernandes – UFERSA Mossoró Mediador: Helder Romero Maia – Bibliotecário – UFERSA Angicos Datas: 28/09/2023 Hora: 10h00 Local: Centro de Convivência – Campus Angicos |
LANÇAMENTO DE LIVROTítulo: Educação Infantil, Currículos e Linguagens – pesquisas, políticas e práticas Organizadoras: Profa. Elaine Luciana Sobral Dantas Profa. Milena Paula Cabral de Oliveira Profa. Denise Maria de Carvalho Lopes Mediador: Helder Romero Maia – Bibliotecário – UFERSA Angicos Datas: 28/09/2023 Hora: 10h00 Local: Centro de Convivência – Campus Angicos |
COMPETIÇÃO – PONTE DE MACARRÃOTítulo: Competição de Pontes de Macarrão Responsável: Profa. Núbia Alves de Souza Nogueira – UFERSA Angicos Datas: 27/09/2023 Horário: 17h00 às 19h00 Local: Centro de Convivência – Campus Angicos |
MINICURSOS
MC01 – PRINCIPAIS ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE BOVINO CRUMinistrantes: Profa. Elisângela Lopes Galvão – UFERSA Angicos; Engenheira Izabelle Fernanda Borges e Silva – Gerente de Produção da APASA Carga Horária: 08 horas Datas: 27 e 28 de setembro. Horário: 8h00 – 12h00 Vagas: 20 vagas Local: Sala 06 – Bloco 1 de Aulas |
Breve Resumo: O minicurso vai apresentar as principais análises físico-químicas que um laticínio deve fazer no leite bovino cru ao recebê-lo para beneficiamento. Essas análises são necessárias para garantir a qualidade do leite a ser beneficiado pelo laticínio e auxiliam na descoberta de possíveis adulterações, garantindo melhores lucros para a indústria, além de propiciar produtos de mais qualidade ao consumidor. As análises físico-químicas abordadas serão: prova do alizarol, acidez titulável, densidade, crioscopia, teor de gordura, extrato seco desengordurado e extrato seco total.
Conteúdo a ser ministrado
Parte 1) Teoria das seguintes análises físico-químicas : prova do alizarol, acidez titulável, densidade, crioscopia, teor de gordura, extrato seco desengordurado e extrato seco total. Tipos de fraudes no leite.
Parte 2) Visita ao laticínio da APASA/Angicos para acompanhar a realização das análises na prática.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
20 óculos de proteção e luvas descartáveis.
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Jaleco
Visitação: Faremos uma visita à APASA/Angicos no dia 29 de setembro (sexta-feira) no turno da manhã.
MC02 – BRINCAR LETRANDO: LETRAMENTO DIGITAL – SÉRIES INICIAISMinistrante: Prof. José Marcelo de Moura Filho – Discente da UFERSA Angicos Carga Horaria: 12 horas Datas: 26, 27 e 28 de setembro Horário: 08h00 às 12h00 Vagas: 30 vagas Local: Laboratório de Informática I |
Breve Resumo: As tecnologias de informação e comunicação são ferramentas importantes no âmbito escolar por serem atraentes para crianças, jovens e adultos que podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem dos alunos, principalmente por oferecer diversificadas possibilidades de interação e construção de sentidos. Diante desta realidade, as instituições de ensino devem utilizar essas ferramentas em suas atividades pedagógicas; no entanto, essas atividades não podem ser somente uma transferência do impresso para o virtual, pois é necessária a compreensão de que a inserção das tecnologias nas sociedades possibilitou mudanças nas formas de interagir e se informar. Com isso, o Projeto “Brincar Letrando – Letramento Digital”, é um projeto voltado para o letramento digital em três fases, sendo estas denominadas: Fase I – Letrando Educadores, Fase II – Letrando Educandos das séries Iniciais (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 ano e Fase III – Letrando Educandos da EJA. O referido projeto busca estimular a utilização de ferramentas digitais na educação dos alunos em sua fase inicial e na formação dos professores. Neste sentido, no tocante a formação de professores o projeto ora apresentado intenciona colaborar para que estes conheçam as ferramentas digitais e possam utilizá-las de forma correta em salas de aula. Em sua trajetória de ensino o professor será o agente multiplicador do letramento digital colaborando assim na motivação dos alunos no processo de aprendizagem do uso das mídias e tecnologias, bem como na utilização de ferramentas digitais em suas atividades escolares desde as séries iniciais. Desta maneira fortalecemos politicamente a formação de profissionais Licenciados em Computação e Informática e valorizamos a atuação destes tendo em vista a necessidade de inserção e inclusão digital nas escolas desde as séries iniciais. Em suma, o acesso a informação e educação de qualidade se constitui como direito constitucional e deve ser garantido aos alunos e professores em toda a educação básica. Cumpre salientar que verificamos também que os alunos se sentem atraídos por essas ferramentas e que formações são necessárias para o domínio destas ferramentas pelos professores mediadores.
Conteúdo a ser Ministrado: o Projeto “Brincar Letrando – Letramento Digital”, é um projeto voltado para o letramento digital em três fases, sendo estas denominadas: Fase I – Letrando Educadores, Fase II – Letrando Educandos das séries Iniciais (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 ano e Fase III – Letrando Educandos da EJA.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Laboratórios de Computação: possui 30 computadores, quadro, projetor. São ideais para minicursos e/ou oficinas que façam uso de computadores;
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: CELULAR MATERIAL PARA ANOTAÇOES pen drives
MC03 – DIGA ADEUS AO WORD!(O USO DO LATEX PARA ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS E TCC)Ministrante: Roberto Namor Silva Santiago – UFERSA Angicos Carga Horária: 06 horas Datas: 27 e 28 de setembro Horário: 14h00 às 17h00 Número de vagas: 30 Local: Laboratório de Informática I |
Breve Resumo: Escrever um texto acadêmico já constitui pressão e estresse suficientes por uns bons meses. O LaTeX é um sistema ou programa de marcação para a editoração de documentos de alta qualidade tipográfica, específico para a elaboração de textos científicos. Trata-se de um conjunto de macros ou marcações para o processador de textos TeX.
Conteúdo a ser Ministrado: Entender o algoritmo avançado do TeX, que permite criar documentos de aparência verdadeiramente profissional; Os comandos básicos em LaTeX; Produzir os diferentes Templates; Aprender a incorporação vídeos, áudio e animações.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
Computadores e internet
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: se não for possível sala com computadores e internet o alunado deve levar o seu notebook pessoal
MC04 – AROMATERAPIAMinistrante: Roberta Pereira da Silva – UFERSA Angicos Carga Horária: 07h Datas: 27 de setembro de 2023 Horários: 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 Número de vagas: 20 vagas Local: Sala 01 – Bloco 1 de Aulas |
Breve Resumo: A oficina é de aplicação de óleos essenciais através da aromaterapia, conceito de óleos essenciais, bem como o preparo de blandes de óleos no tratamento para ansiedade e outros transtornos de ansiedade.
Conteúdo a ser Ministrado: Óleos essenciais, aplicação, composição e formulação e blandes óleos essenciais
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Datashow,
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Frasco de 30 mls, colher de sopa 1 unidade
MC05 – EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICAMinistrantes: Alex Garcez Gomes Castro – UFERSA Angicos; Fernanda Maria de Oliveira – UFERSA Angicos; Samile Chaves de Andrade – UFERSA Angicos; Livia Dantas Fernandes – UFERSA Angicos; Onielly Nataline da Silva Souza – UFERSA Angicos Carga Horária: 04h Datas: 26 de setembro Horário: 08h00 às 12h00 Número de vagas: 20 Local: Laboratório de Química 2 |
Breve Resumo:
Oficina destinada aos alunos de Licenciatura do EAD, os participantes irão conhecer um pouco sobre o desenvolvimento de Projetos Experimentais de Baixo custo e Atividades Laboratoriais, voltados a educação, assim como realizar alguns experimentos que não requerem grande aparato tecnológico e entender sua importância no processo de ensino.
Conteúdo a ser Ministrado:
Explanação Sobre o Ensino de Física e Química Elaboração de Projetos Realização de Atividades Experimentais.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
projetor
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar:
Não é necessário.
Deseja acrescentar informações adicionais?
a proposta deste minicurso volta-se especialmente para os alunos do EAD.
MC06 – CURRÍCULOS E PRÁTICAS COTIDIANAS: EXPERIÊNCIAS E EMANCIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA DE EDUCAÇÃOMinistrantes: Profa. Divoene Pereira Cruz Silva – UFERSA Angicos; Elaine Luciana Sobral Dantas – UFERSA Angicos; Maria de Fátima de Lima das Chagas – UFERSA Angicos Carga Horária: 6 horas Datas: 26 e 27 de setembro Horário: 19h00 às 22h00 Número de vagas: 50 Local: Sala 08 – Bloco 01 de Aulas |
Breve Resumo: O objetivo deste minicurso é abordar a temática dos currículos e práticas cotidianas na perspectiva ético-política freiriana tendo como eixo articulador as concepções emancipatórias na infância. Intencionamos contribuir nas reflexões e diálogos acerca da presença dos princípios freirianos nos currículos da Educação Infantil, como também no reconhecimento da universalidade destes princípios. Entendemos a importância dos referenciais freirianos para a prática pedagógica, para o currículo e para o processo crítico na formação de professores (as). Neste sentido, o minicurso adotará a abordagem do dialogo no repensar dos conceitos emancipatórios elaborados por Paulo Freire articulando a estes conceitos as experiências e vivências infantis como lugares para a construção da identidade na infância. O objetivo geral deste minicurso é refletir a respeito da presença dos referenciais freirianos nos currículos e práticas cotidianas no âmbito da Educação Infantil. Justificamos a oferta do referido minicurso mediante a necessidade de legitimação da presença dos princípios freirianos de educação em todas etapas e modalidades educativas, bem como como eixo fundante para o (re) pensar das práticas pedagógicos e dos currículos pensados/praticados nos espaços de formação de professores (as) e nas escolas de Educação Básica. Nesta perspectiva, reconhecer a relevância de uma reflexão sobre a influência dos referenciais freirianos na Educação Infantil, por meio dos conceitos e visões emancipatórias na/da infância se constitui como importante para a prática dos professores (as), bem como para a formação de futuros professores (as) desta etapa. O minicurso se concretiza como um lugar reflexivo e dialógico para a reconstrução de uma nova (re) organização curricular que considere a Educação Infantil em sua totalidade, diversidade e identidade, possibilitando a construção e reconstrução de práticas educativas emancipadoras com as crianças. No minicurso, a abordagem do diálogo sobre os conceitos emancipatórios das crianças (infâncias), bem como as experiências e vivências que constituem os saberes na/da infância podem ressignificam a construção curricular e da práxis educativa com vistas a uma prática pedagógica coletiva e significativa. A perspectiva metodológica adotada seguirá os princípios dos círculos dialógicos e das rodas de conversa freirianos, os quais consideram a dialogicidade como instância de voz e vez dos sujeitos participantes do minicurso. A sala será organizada em círculo e serão utilizadas questões instigadoras como motivação para as reflexões e os diálogos construídos entre os pares presentes.
Conteúdo a ser Ministrado: A práxis educativa em Freire. Estudo da perspectiva ético-política freiriana na Educação Infantil. Fundamentos e princípios das concepções emancipatórias na infância. Relação entre os referenciais freirianos e os currículos pensados/praticados na Educação Infantil.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
10 cartolinas, 10 lápis piloto, 1 fita adesiva
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar:
01 artefato de sua infância
MC07 – FUNÇÕES ESPECIAIS: GAMA E DE BESSELMinistrante: Prof. Antonio Ronaldo Gomes Garcia – UFERSA Mossoró Carga Horária: 20h Datas: 26 à 28/09/2023 Horário: 08h00 às 11h30 e das 14h00 às 16h00 Vagas: 25 Local: Sala 02 – Bloco 1 de Aulas |
Resumo: Quando estudando Equações Diferenciais Ordinárias, soluções via séries de potências nos deparamos com as funções especiais, a saber, as funções gama e de Bessel, a primeira generaliza o fatorial para além dos números inteiros positivos e a segunda é solução da equação de Bessel x^2+xy’+(x^2-p^2)y=0, onde p é o índice ou a ordem da função de Bessel J_p(x). É importante recorda aqui que a função gama faz parte da função de Bessel e daí, estudarmos estas duas funções neste minicurso.
Conteúdo a ser ministrado: Soluções em séries de potências de EDOs, alguns exemplos e as funções especiais: Função gama e função de Bessel que é solução que é uma solução de uma equação diferencial ordinária de segunda ordem com coeficientes variados.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Projetor de multimídia e pinceis de quadro branco.
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Papeis e canetas
Deseja acrescentar informações adicionais?
O pré-requisito para este minicurso é conhecimento básico de Cálculo I e Geometria Analítica.
MC08 – ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOSMinistrante: Prof. LUIS HENRIQUE GONCALVES COSTA – UFERSA Angicos Carga Horária: 8h Datas: 27 e 28 de setembro Horário: 08h00 às 12h00 Vagas: 30 Local: Sala 03 – Bloco 1 de Aulas |
Resumo: O minicurso tem como objetivo estimular o aluno a compreender a linguagem do mercado financeiro, adquirindo capacidade para tomada de decisão financeira, e desenvolver práticas de cálculos para tomada de decisão quanto a investimentos em empreendimentos imobiliários.
Conteúdo a ser ministrado: Noções fundamentais de Avaliação Econômica. Modalidades de Análise de Investimentos.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Quadro branco e projetor
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Se possível, levar notebook.
Deseja acrescentar informações adicionais? O curso tratará da análise de empreendimentos desenvolvidos pela Engenharia Civil.
MC09 – QUÍMICA BÁSICAMinistrante: Prof. Damilson Ferreira dos Santos – UFERSA Angicos Carga Horária: 12h Datas: 26, 27 e 28 de setembro Horário: 08h00 às 12h00 Vagas: 30 Local: Sala 04 – Bloco 1 de Aulas |
Resumo: Este minicurso versará, através de fundamentos e resoluções de questões, sobre os conhecimentos básicos de química onde, cada participante, terá o entendimento das principais funções químicas, dos seus riscos e aplicações no dia-dia. Também, se buscará introduzir fundamentos básicos através de experimentos simples com materiais de baixo custo
Conteúdo a ser ministrado: Tabela periódica e suas propriedades elementares, Distribuição Eletrônica, As Principais Funções inorgânicas, Reações Químicas e Cálculos Estequiométricos
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Projetor, Pincel, Sonrisal (5 envelopes), 1 garrafa de vinagre.
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Bloco para anotações
MC10 – A PESQUISA E A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TCCMinistrantes: Profa. Ana Maria Pereira Aires – UFERSA ngicos; Discente Luis Carlos Souza do Nascimento – UFERSA Angicos; Discente Maria Claudia Bezerra Trindade – UFERSA Angicos Carga Horária: 06 horas Datas: 26 e 27 de setembro Horário: 14h00 às 17h00 Vagas: 25 pessoas Local: Sala 03 – Bloco 1 de Aulas |
Resumo: O minicurso tem o objetivo de discutir e orientar a elaboração do projeto de pesquisa, exigência na elaboração do TTC, campo da graduação, em sua dimensão técnica, ideológica e científica. O minicurso transita pela definição do problema de pesquisa, seu contexto e justificativa; pela indicação metodológica, com vistas a responder ao problema e aos objetivos da pesquisa; pela importância dos conceitos na composição do referencial teórico e pelas possibilidades de efetivação/execução.
Conteúdo a ser ministrado: O projeto de pesquisa Definição do tema/problema Justificativa Objetivos Metodologia, instrumentos, local, sujeitos Referencial teórico, conceitos Análise dos dados, escrita dos resultados e avaliação
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Não há necessidade
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Papel e lápis.
MC11 – REVIT PARA INICIANTES – PROJETO ARQUITETÔNICOMinistrantes: Camila Emanuelly da Silva Matias – UFERSA Angicos Francisco Phelipe Alves da Cruz – UFERSA Angicos Jainny Sthefanny Mendonça – UFERSA Angicos Jalmir de Medeiros Pereira – UFERSA Angicos Carga Horária: 06h Datas: 26 e 27 de setembro Horários: 14h00 às 17h00 Vagas: 25 vagas Local: Laboratório de Informática 3 |
Resumo: O minicurso “Revit para iniciantes – Projeto Arquitetônico ” tem como objetivo fornecer aos participantes conhecimentos básicos sobre o uso do software Autodesk Revit para a criação de projetos arquitetônicos. A proposta é orientar os participantes a compreenderem as ferramentas básicas do software e capacitá-los a desenvolver um projeto arquitetônico desde o estágio inicial até a sua entrega.
Conteúdo a ser ministrado: Visão geral da interface do Revit – Navegação no ambiente de trabalho – Configuração para o projeto arquitetônico – Criação de paredes, pisos e tetos – Inserção de portas, janelas e elementos externos – Geração de plantas baixas, cortes e elevações – Adição de anotações, legendas e cotas – Criação de folhas de impressão – Visualização e Apresentação.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Projetor e adaptador hdmi.
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Notebook, caso o minicurso não seja realizado em um dos laboratórios de informática.
Deseja acrescentar informações adicionais? É preferível que este minicurso seja realizado em ambiente onde seja disponibilizados computadores para os participantes.
MC12 – MODELAGEM 3D PARA APLICAÇÕES NA ENGENHARIA.Ministrantes: Mayke Sombra Barbosa – UFERSA Mossoró Carga Horária: 8 horas Datas: 27 e 28 de setembro Horários: 08h00 às 12h00 Vagas: 20 Local: Laboratório de Informática III |
Resumo: A ferramenta de desenho tridimensional paramétrica, nos permite criar os mais diversos tipos de peças, conjuntos e desenho em diversas áreas de aplicação. Este minicurso visa a disseminação do conhecimento na área do desenvolvimento de projeto com o auxílio de softwares CAD e a criação de elementos diversos nas engenharias através da Modelagem 3D.
Conteúdo a ser ministrado: No curso será apresentado Sketch 2D, Sketch 3D, Modelagem Básica e intermediária, Montagem, Detalhamento, Chapas metálicas, Superfície.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
internet, sala com computadores.
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar:
Computador pessoal, se quiser.
Deseja acrescentar informações adicionais?
Caso o minicurso possa ser ministrado em 1 dia seria interessante. Os computadores da universidade deverão ser testando para verificar se o software ou site que será utilizado irá executar. O número de vagas pode ser maior dependendo só da quantidade de computadores disponíveis.
MC13 – INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DAS VARIAÇÕES COM APLICAÇÕESMinistrante: Prof. Antônio de Pádua Farias de Souza Filho – UFERSA Pau dos Carga Horária: 6h Datas: 26 e 27 de setembro Horários: 14h00 às 17h00 Vagas: 20 Local: Sala 05 – Bloco 1 de Aulas |
Resumo: Neste trabalho, veremos alguns princípios gerais das técnicas de cálculo de variações. Dar-se-á relevância aos caminhos que levam a soluções de extremos, como por exemplo, a distância ou o tempo mais curto entre dois pontos quaisquer.
Conteúdo a ser ministrado: 1 – Formulação do problema; 2 – Equação de Euler; 3 – Uma versão alternativa da Equação de Euler; 4 – Funções com diversas variáveis dependentes; 5 – Multiplicadores de Lagrange
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Data Show, Quadro Branco de Acrílico.
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Folhas de Papel A4 ou Caderno, Caneta, Lápis, Borracha.
Deseja acrescentar informações adicionais? Este minicurso é voltado principalmente para aqueles que já tem certo conhecimento de Cálculo Diferencial e Integral e Equações Diferenciais
MC14 – PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA PARA OBTENÇÃO DE AB-DIESELMinistrantes: Prof. Izaac Adonai do Nascimento – UFERSA Mossoró Carga Horária: 6 horas Datas: 26 e 27 de setembro Horários: 14h00 às 17h00 Vagas: 16 Local: Laboratório de Química 2 |
Resumo: O minicurso tem objetivo de obter biodiesel através da transesterificação de ácidos graxos presentes no óleo vegetal refinado de soja ou girassol para obtenção futura de ab-diesel, com intuito de criar um combustível mais limpo, tendo em vista a crescente demanda por novas fontes energéticas.
Conteúdo a ser ministrado: Modo de preparo, reação, finalidade, viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: -Balança analítica e Balança semi-analítica; -Béquer 50 mL, 100 mL e 250 mL; -Vidro de relógio; -Espátulas de alumínio; -Papel toalha; -Condensador de refluxo tipo bolha; -Balão fundo chato (capacid. indicada); -Agitador magnético com aquecimento; -Barra magnética; -Banho termostático ; -Termômetro; -Hidroxido de sódio (NaOH); -Álcool metílico (Metanol); -Água destilada; -Óleo a ser utilizado(soja ou girassol(2)); -Suporte universal; -Funil de decantação; -Pinças; -Mufas; -luvas plastica
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Jaleco, sapato fechado, calça, caneta e papel
Deseja acrescentar informações adicionais? Se possível, laboratório com lousa ou data-show.
MC15 – EXPLORANDO AS PROFUNDEZAS DO UNIVERSO DA IMPRESSÃO 3D: UMA JORNADA ALÉM DA SUPERFÍCIEMinistrantes: Prof. Vinícius Sátiro de Azevedo Dantas – UFERSA Angicos Carga Horária: 03h Datas: 28 de setembro Horários: 14h00 às 17h00 Vagas: 30 Local: Laboratório de Informática II |
Resumo: Neste minicurso, embarcaremos em uma jornada completa, explorando desde o processo de criação de um modelo 3D até a obtenção da peça impressa final. Abordaremos diversos tópicos essenciais, incluindo os diferentes métodos de modelagem 3D, as fontes para obter materiais de impressão, bem como os conceitos fundamentais sobre engenharia e características dos diversos tipos de filamentos utilizados nas impressoras. Com este curso, você será guiado passo a passo, deixando para trás o desconhecimento e se tornando um especialista no universo da impressão 3D.
Conteúdo a ser ministrado: Tá descrito no resumo
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Laboratório de informática
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Caso desejem levem seu notebook.
MC16 – A VIOLÊNCIA DO NARCISISMO CONTEMPORÂNEO: O USO DA TECNOLOGIA COMO FORMA DE IDENTIFICAÇÃO DO TPNMinistrantes: Profª. Joêmia Leilane Gomes de Medeiros – UFERSA Angicos Heron Carlos da Silva Santos – UFERSA Angicos Francisco Fernandes Filho – UFERSA Angicos Ana Sara da Silva Clementino – UFERSA Angicos Pedro Manoel Pinheiro Arruda – UFERSA Angicos Carga Horária: 9 horas Datas: 26, 27 e 28 de setembro Horários: 14h00 às 17h00 Vagas: 50 vagas (preferencialmente para o público feminino) Local: Sala 06 – Bloco 1 de Aulas |
Resumo: Este minicurso aborda a temática do narcisismo contemporâneo e sua conexão com o uso da tecnologia, explanando como as redes sociais e a cultura digital podem ser utilizadas como ferramentas para identificar o Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN). O objetivo é explorar como a era digital tem influenciado o comportamento de muitos abusadores narcisistas e como isso impacta as relações interpessoais e a saúde mental dos indivíduos, onde a grande maioria, as vítimas são mulheres. O primeiro aspecto abordado será uma introdução ao conceito de narcisismo contemporâneo e suas características mais marcantes, destacando a importância de diferenciar traços de narcisismo saudável dos sintomas do TPN, baseado no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais, o DSM-5. Serão apresentadas as manifestações típicas desse transtorno, que de acordo com Freud são a busca incessante por atenção, a falta de empatia e a necessidade de validação constante. Em seguida, será analisada a relação e os impactos entre a tecnologia e o narcisismo, ao qual será discutido o ciclo de abuso narcisista, bem como os mecanismos psicológicos utilizados por abusadores, ajudando vítimas a como identificar e se proteger desses abusadores com TPN. Além disso, este minicurso traz uma importante abordagem sobre a questão da violência contra a mulher a partir do narcisismo, que pode se manifestar de forma agressiva, hostil e prejudicial, porém, em grande medida, com abusos psicológicos sutis e muitas vezes imperceptíveis por grande parte das vítimas. Com isso, existe uma grande necessidade de divulgar essa temática para conscientizar um maior número de pessoas sobre a gravidade e o aumento dos índices de violência doméstica causados pelo abuso emocional. Nesse contexto, a Lei Maria da Penha, tem papel fundamental na proteção e amparo às vítimas desse tipo de violência, principalmente quando se refere ao combate de duas práticas preocupantes que ganharam destaque no contexto do narcisismo contemporâneo que são o: o orbiting e o stalking. Será discutido também técnicas de autodefesa para que vítimas de violência doméstica relacionada ao narcisismo contemporâneo, reconheçam e estejam sempre atentas às bandeiras vermelhas, mais conhecidas como “red flags”, para que se tornem desta maneira, mais preparadas para reconhecer e enfrentar o ciclo do abuso narcisista. A promoção do autocuidado e resiliência emocional será fundamental para auxiliar as vítimas na reconstrução emocional, resgatando sua autoestima e capacitando-as a uma recuperação saudável. Outra abordagem importante para auxiliar as vítimas na superação do ciclo do abuso narcisista é o estabelecimento de limites saudáveis, podendo aplicar eficientemente a técnica do “contato zero”, que consiste em interromper qualquer forma de comunicação e laços tóxicos com o agressor. Além disso, será abordado também o “método da pedra cinza”, que consiste em responder de forma neutra a qualquer tentativa de provocação ou manipulação do narcisista. Durante o minicurso, será incentivada a participação ativa do público em reflexões e discussões em grupo, através de debates e análise de casos de comportamentos narcisistas, para assim possibilitar um entendimento mais profundo sobre o TPN. Além disso, serão aplicados questionários e a partilha de experiências relacionadas ao tema ajudará a criar um espaço de acolhimento e aprendizado mútuo, que irá auxiliar ainda na construção de um protótipo de aplicativo para vítimas de abuso narcisista. Por fim, é imprescindível destacar a importância do conhecimento sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista, suas implicações na violência doméstica e as técnicas de autodefesa para lidar com o abuso narcisista. Adicionalmente, é importante que a sociedade como um todo se una no combate ao narcisismo tóxico, promovendo uma cultura de conscientização, empatia, respeito, capaz de enfrentar os desafios impostos por esses abusadores, com o objetivo de construir um ambiente mais harmônico e relações mais saudáveis para todos.
Conteúdo a ser ministrado: 1. Introdução ao narcisismo contemporâneo 1.1 Definição de narcisismo e seus traços característicos 1.2 Diferença entre narcisismo saudável e Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN) 1.3 Contextualização histórica e cultural do narcisismo contemporâneo 2. O Impacto da tecnologia no comportamento narcisista 2.1 O papel das redes sociais na cultura digital 2.2 A relação entre a tecnologia e a construção da identidade narcisista: a busca por validação e a exposição na era das mídias sociais 3. Características do Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN) 3.1 Principais sinais e sintomas do TPN 3.2 Ciclo do abuso narcisista e identificação dos seus comportamentos nas relações interpessoais 3.3 O narcisismo patológico e suas consequências para a saúde mental de vítimas de violência doméstica 4. A Violência contra a mulher a partir do narcisismo 4.1 A Lei Maria da Penha e as tipificações da violência doméstica 4.2 Impacto da violência narcisista nas vítimas e na sociedade: agressividade e hostilidade do abuso 4.3 O fenômeno do orbiting e stalking e suas relações com o narcisismo 4.4 A influência da tecnologia na autoestima e saúde mental de vítimas de abuso narcisista 5. Fim do ciclo do abuso narcisista: técnicas de autodefesa para vítimas de violência doméstica 5.1 Desenvolvimento de sabedoria e consciência sobre o TPN: promoção do autocuidado e resiliência emocional 5.2 Estabelecimento de limites saudáveis: contato zero e método da pedra cinza 6. Reflexão e discussão em grupo 6.1 Debates e análise de casos: exemplos concretos de comportamentos narcisistas 6.2 Aplicação de questionários para desenvolvimento de aplicativo: troca de experiências e vivências relacionadas ao tema 7. Conclusão e considerações finais
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Os ministrantes irão utilizar projetor, notebook, resma de papel, tesoura, fita adesiva, caneta, pincel de quadro branco, impressora e 50 pastas para o público do minicurso
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Caneta e papel
MC17 – XADREZ PARA INICIANTESMinistrantes: Danilo Lemos de Melo – UFERSA Angicos José Enrique Sá Almeida Melo – UFERSA Angicos Carga Horária: 8 horas Datas: 26 a 28 de setembro Horários: 19h30 às 22h00 Vagas: 20 vagas Local: Sala 01 – Bloco 1 de Aulas |
Resumo: Ensinar os movimentos básicos e estratégias do xadrez
Conteúdo a ser ministrado: Módulo 1 conhecendo o xadrez: Apresentação do esporte, Movimentação das Peças, Tabuleiro, Relógio. Módulo 2 Mates Fundamentais: xeque mate: rei e torre, com 2 torres, rei e dama e pastor. Modulo 3 Táticas: táticas clássicas aplicadas em partidas como duplo, cheque descoberto, espeto, cravada, atração e outros. Módulo 4 Torneio: torneio absoluto de 5 rodadas sistema Suíço de 15 minutos.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: 12 mesas e 22 cadeiras de plástico, um projetor ou quadro. E se possível medalhas 4 medalhas temáticas do evento (2 de ouro, sendo uma delas a melhor da categoria feminina, 1 prata e 1 de bronze).
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: papel e caneta
Deseja acrescentar informações adicionais? A proposta é voltada para os alunos do turno noturno. Muitos destes alunos trabalham durante o dia e não podem participar das atividades do campus no contra turno, portanto sendo excluídos das atividades. Essa é uma oficina que propõe a inclusão desses alunos para que possam participar do evento assim como os outros.
OFICINAS
OF01 – PRÁTICAS AMBIENTAIS NA INDÚSTRIA: RUMO A UM FUTURO ECOEFICIENTEMinistrante: Thyago de Melo Duarte Borges – UFERSA Angicos Carga Horária: 03 horas Datas: 27 de setembro Horário: 19h00 às 22h00 Vagas: 20 Local: Laboratório de Gestão e Sistemas de Produção. |
Breve Resumo: Viver em um ambiente saudável é um direito inalienável para todos os habitantes do planeta Terra. Todos os seres humanos, assim como os demais animais, merecem habitar em um local sem poluição e com igualdade de oportunidades. Porém, o que a humanidade vem presenciando é o aumento dos impactos ambientais negativos ocasionados, principalmente, pelas grandes indústrias. Nesta perspectiva, os principais objetivos da oficina denominada de “Práticas Ambientais na Indústria: Rumo a um futuro Ecoeficiente”, é conscientizar os participantes a respeito da urgência das questões ambientais, assim como proporcionar o conhecimento de teorias e práticas que podem ser utilizadas pelas empresas para a redução dos impactos ambientais negativos ocasionados pelos seus processos produtivos. O método utilizado pela oficina será a partir da exposição de conceitos vinculados a gestão ambiental empresarial, seguido da utilização de dinâmicas e atividades práticas. Espera-se que ao final da oficina os participantes possam adquirir mais conhecimentos a respeito das questões ambientais e possam entender o seu papel crucial no processo de desenvolvimento sustentável das organizações industriais.
Conteúdo a ser Ministrado: Os principais conteúdos a serem ministrados estarão vinculados aos conceitos de aspectos ambientais relacionados aos processos produtivos de grandes empreendimentos, seus respectivos impactos ambientais negativos, assim como as medidas mitigadoras utilizadas por tais empresas para a redução desses impactos.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
Caso seja possível ministrar a oficina no laboratório “Gestão de Sistemas de Produção”, não vou precisar de equipamentos/materiais.
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: O público alvo não necessita levar nenhum material
OF02 – HABILIDADES DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A VIDAMinistrantes: ALINE PATRICIA SOUSA DA SILVA – UFERSA Angicos AYLANE ANIELLY SILVA MEDEIROS – UFERSA Angicos CASSIO CLEITON DE SOUSA FELIX – UFERSA Angicos DAMIANA DAIANA DOS SANTOS – UFERSA Angicos ILANY MICAELY SANTOS DA SILVA – UFERSA Angicos MARIA DA CONCEICAO AVELINO CABRAL DE ASSIS – UFERSA Angicos Carga Horária: 04h Datas: 28 de setembro Horário: 08h00 às 12h00 Vagas: 20 Local: Sala 05 – Bloco 1 de Aulas |
Breve Resumo: Project Management Skills for Life® é um guia que fornece uma introdução aos fundamentos do gerenciamento de projetos, bem como ferramentas e técnicas para ajudar a desenvolver habilidades para se tornar um grande gerente de projetos, liderando projetos bem-sucedidos. Uma compreensão básica dos conceitos de gerenciamento de projetos ajudará sua equipe a criar um plano, organizar atividades e treinar pessoas para concluir projetos simples a muito complexos. A oficina será uma adaptação de um curso ofertado pelo Project Management Institute – Educational Foundation
Conteúdo a ser Ministrado: O que é gerenciamento de projetos O que é projeto O que é um gerente de projetos O que é uma parte interessada O que é um patrocinador de projetos O que é um membro de equipe Grupos de processos de gerenciamento de projetos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento). Lições aprendidas
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
08 pacotes de post-its 20 canetas 30 folhas de papel ofício
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Nada
OF03 – PM CANVASMinistrantes: ANA CLARA CAMARA GOMES DE SOUSA – UFERSA Angicos; GABRIEL HENRIQUE COSTA CATARINO DA SILVA – UFERSA Angicos; JANE KELLY NOGUEIRA SOARES – UFERSA Angicos; LARA THIFANNY SOARES DANTAS – UFERSA Angicos; SAMARA ARAÚJO DE SOUZA LOPES – UFERSA Angicos; YASMIM LUANA BARBOSA DE SOUSA – UFERSA Angicos Carga Horária: 3h Datas: 27 de setembro Horário: 19h00 às 22h00 Vagas: 20 Local: Sala 02 – Bloco 1 de Aulas |
Breve Resumo: O Project Canvas é uma ferramenta visual de planejamento que ajuda equipes a definir e comunicar os aspectos essenciais de um projeto. Ele fornece um formato estruturado para capturar elementos-chave do projeto, como objetivos, escopo, partes interessadas, riscos, recursos e cronograma. Ao utilizar um canvas, as equipes de projeto podem ter uma compreensão compartilhada do propósito do projeto e do plano de execução.
Conteúdo a ser Ministrado: Durante a oficina, os participantes serão apresentados ao conceito do PM Canvas, desenvolvido pelo professor José Finocchio e suas diversas seções Introdução ao Canvas de Projeto: Explanação sobre a importância do planejamento de projetos e a utilidade de uma abordagem visual como o canvas. Principais Seções do Canvas: Explicação detalhada de cada seção do canvas, incluindo Objetivo do Projeto, Escopo, Stakeholders, Requisitos, Recursos, Riscos, Cronograma, Comunicação e Monitoramento e Controle. Exercício Prático: Os participantes terão a oportunidade de trabalhar em grupos e aplicar o conhecimento adquirido ao criar um canvas para um projeto hipotético ou real de sua escolha. Discussão e Feedback: Os grupos apresentarão seus canvas e receberão feedback do instrutor e dos colegas, permitindo uma troca de ideias e aprimoramento das técnicas de planejamento.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: 4 cartolinas 4 pacotes de pots-it (100 unidades por pacote) 4 pilotos
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Nada
OF04 – CONFECÇÃO DE ORIGAMIS APLICADO À MATEMÁTICAMinistrantes: Maria Paula Henrique de Medeiros – UFERSA Angicos; Florence Queiroz Saraiva – UFERSA Angicos Carga Horária: 03h Datas: 26 de setembro Horário: 19h00 às 22h00 Vagas: 30 Local: Sala 03 – Bloco 1 de Aulas |
Breve Resumo: A oficina ” Confecção de origamis aplicado à matemática” tem por finalidade ensinar e aprender conceitos matemáticos de formar lúdica e criativa por meio da arte do origami. Nesse sentido, a construção dos materiais explora várias áreas do conhecimento e cognição do alunado, como também a coordenação motora grossa e fina. Esse momento de aprendizagem é de grande importância para ser ministrado em vários níveis, etapas e modalidades da educação, com ênfase na matemática e seus amplos conceitos. Além disso, proporcionar aulas mais dinâmicas e divertidas, explorara a criatividade e ludicidade dos discentes e aproximar as relações entre professor, aluno e conhecimento.
Conteúdo a ser Ministrado: Inicialmente será explanado o conceito teórico-prático da importância dos origamis no ensino e aprendizagem da matemática. Na qual, iremos abordar o conteúdo dos sólidos geométricos, especificamente os poliedros de Platão ( tetraedro, cubo, icosaedro, octaedro e Dodecaedro), como também abordaremos as figuras planas( quadrado, retângulo, triângulo, losango). Em seguida, em conjunto, iniciaremos a confecção dos origamis matemáticos com auxilio dos ministrantes e materiais simples de baixo custo. Proporcionando um momento harmonioso e de grande aprendizagem.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: projetor, papeis A4(uma resma), tesouras(para cada inscrito)
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: não há necessidade
Deseja acrescentar informações adicionais?
A quantidade de tesoura deve ser uma para cada participante. Outro ponto importante, seria em vez da folha A4 branca, seria interessante a folha tipo color set, pelo menos para mesclar com as brancas, assim origami ficaria mais colorido e mais firme, caso não seja possível, a folha branca comum daria certo também.
OF05 – PRODUÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOSMinistrante: Joselito Medeiros de Freitas Cavalcante – UFERSA Angicos Carga Horária: 4h Datas: 26 de setembro Horários: 08h00 às 12h00 Vagas: 20 Local: Laboratório de Técnicas Construtivas |
Breve Resumo: O tijolo de solo-cimento pode ser nomeado também como – tijolo ecológico. Isto deve-se ao fato do mesmo não necessitar do processo de queima, como ocorre no processo produtivo dos tijolos cerâmicos, logo, proporcionam menos impacto ao meio ambiente. Com isso, surge um material alternativo, obtido a partir da mistura homogênea de solo, água e cimento Portland. A massa compactada endurece com o tempo e em poucos dias ganha consistência e durabilidade suficientes para diversas aplicações na construção civil. O produto obtido apresenta boa resistência à compressão, bom índice de impermeabilidade, baixo índice de retração volumétrica e, boa durabilidade. O solo é o principal componente da mistura e o cimento entra em quantidade que varia de 5% a 10% do peso do solo, o suficiente para estabilizá-lo e conferir as propriedades de resistência desejadas para o composto, tendendo-se a ter uma maior resistência quanto maior for a quantidade de cimento. Entretanto, a quantidade desse elemento (cimento) deve ser limitada ao teor ótimo a fim de se obter as melhores propriedades com menores custos.
Conteúdo a ser Ministrado: Introdução – descrição da oficina; Características e propriedades dos materiais utilizados; técnicas e processos utilizados na produção do tijolo ecológico; produção do tijolo ecológico
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
Data show
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Material para anotações
OF06 – ONDE ESTÁ A POESIA? UMA OFICINA DE ESCRITA POÉTICAMinistrante: Railson Thiago de Carvalho Silva – Discente UFERSA Angicos Carga horária: 03h Datas: 26 de setembro Horário: 19h00 às 22h00 Vagas: 15 Local: Sala 04 – Bloco 1 de Aulas |
Breve Resumo: A poesia está em todos os lugares, escondida nas insignificâncias e disfarçada nas pequenas miudezas da vida. Para encontrá-la, é preciso sensibilidade, paciência e atenção. Esta oficina é destinada para todos aqueles que desejam estimular a escrita criativa por meio da poesia e de seu universo lúdico e fantástico, através de exercícios, leituras, provocações e reflexões acerca do fazer poético.
Conteúdo a ser Ministrado: Onde está a poesia? Um olhar sensível para as insignificâncias. Inspiração: Uma busca pelos repertórios, vivências e escritas. A poesia em nós: Sentimentos norteadores nas construções poéticas.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
Canetas, papéis A4.
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar:
Objetos de valor sentimental, como fotografias de família, cartas, recordações de viagens, entre outros.
OF07 – JAVA É LENTO… OU NÃO: OFICINA DE API REST COM QUARKUS E DOCKER.Ministrantes: Francisco de Assis Pereira Vasconcelos de Arruda – UFERSA Angicos; Cesário Pereira Neto – UFERSA Angicos Carga Horária: 6 horas Datas: 27 e 28 de setembro Horário: 19h00 às 22h00 Número de vagas: 30 Local: Laboratório de Informática I |
Breve Resumo: A oficina é destinada a pessoas de cursos de computação que desejam entender na prática como desenvolver programas de computador usando o framework Quarkus em ambiente de containers Docker. Quarkus é um framework Java projetado para aprimorar o desempenho de aplicações nativas em nuvem, com maior produtividade e baixo consumo de recursos de memória e processamento. Na oficina, teremos: conceitos essenciais, instalação e compilação de programas usando Quarkus; criação de uma API REST com operações de manipulação de dados para criar (create), ler (read), atualizar (update) e apagar (delete); aprendizado sobre injeção de dependências e extensões para tornar a o desenvolvimento de programas mais eficiente. Além disso, será utilizada a plataforma Docker para implantação e execução da aplicação em ambiente de nuvem.
Conteúdo a ser Ministrado:
1 – Introdução ao Quarkus: – Visão geral do Quarkus e seus principais recursos. – Configuração do ambiente de desenvolvimento. 2 – Criando uma API REST com Quarkus: – Definição de endpoints RESTful. – Implementação de operações CRUD (Create, Read, Update, Delete). – Validação de entrada e saída de dados. 3 – Introdução ao Docker: – Conceitos de containers e suas vantagens. – Instalação configuração do Docker. 4 – Preparando a aplicação para o Docker: – Empacotamento da aplicação Quarkus em um container Docker. – Gerenciamento de dependências. 5 – Implantando em um ambiente Docker: – Execução do container em ambiente local. – Explorando diferentes opções de implantação em produção.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
Computador com: Projetor, GraalVM JDK 11, Docker, postman e vscode instalados. Windows ou Linux.
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar:
Caso o participante tenha: Notebook rodando Windows ou Linux com Docker e GraalVM JDK 11, postman e vscode instalados.
OF08 – PRODUÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITOS E ELETRÔNICA BÁSICA PARA INICIANTESMinistrantes: Samile Chaves de Andrade – UFERSA Angicos; Alex Garcez Gomes Castro – UFERSA Angicos; Livia Dantas Fernandes – UFERSA Angicos Carga Horária: 06 horas Datas: 26 e 27 de setembro Horário: 19h00 às 22h00. Vagas: 20 Local: Laboratório de Eletricidade e Magnetismo |
Breve Resumo: Esta oficina tem o intuito de promover um contato inicial com a eletrônica, por meio de conceitos básicos de eletricidade, elaboração de circuitos e manuseio de componentes eletrônicos, assim como instrumentos de medidas. onde o participante poderá técnicas de produção de circuito, assim como conhecer alguns componentes eletrônicos e montar circuitos simples.
Conteúdo a ser Ministrado: Eletrônica Analógica Básica Componentes Eletrônicos Utilização do Multímetro Construção de Circuitos Confecção de PCB
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
Projetor
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar:
não é necessário.
OF09 – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO: RUÍDO, ILUMINAÇÃO E POSTURAMinistrantes: Priscila da Cunha Jácome Vidal – UFERSA Angicos; Lívia Maria Alves da Silva – UFERSA Angicos; Heliaty da Silva Medeiros – UFERSA Angicos Carga horária: 03 horas Datas: 27 de setembro Horário: 19h00 às 22h00 Vagas: 20 Local: Laboratório de Otimização e Simulação da Produção |
Breve Resumo: A oficina tem como objetivo explanar sobre a importância da ergonmia no ambiente de trabalho e no dia-dia das pessoas. Será utilizado software para análise de postura, coletada do nível sonoro com decibelímetro e coleta dos lux com o luxímetro. Além disso serão abordados os conceitos teóricos sobre ergonomia e o impacto na saúde com a iluminação, volume e posturas inadequadas.
Conteúdo a ser Ministrad:
– Análise portural utilizando o método OWAS; – Medição de nível sonoro com o decibelímetro; – Medição do nível de iluminação com o luxímetro; – A impotância da ergonomia na vida das pessoas.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
Trena ou fita métrica (se tiver)
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar:
caneta
OF10 – DERIVADA, INTEGRAL E O TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO COM O GEOGEBRAMinistrantes: Prof. Rodrigo Toledo Teixeira Câmara – UFERSA Angicos Carga Horária: 08 horas Datas: 26 e 27 de setembro. Horário: 19h00 às 22h00 Vagas: 30 vagas Local: Laboratório de Informática II |
Breve Resumo: A derivada e a integral possuem origem em problemas da geometria. Ao utilizar o Geogebra, o aluno irá visualizar a construção destes conceitos, as justificativas e aplicações. Por fim, ele irá construir naturalmente o Teorema Fundamental do Cálculo, um teorema revolucionário que correlacionou aqueles dois conceitos aparentemente desconexos. Na oficina o aluno aprenderá na prática os principais comandos do Geogebra para aplicar no estudo do Cálculo, as interpretações da derivada e da integral, além de utilizar o teorema em problemas matemáticos.
Conteúdo a ser Ministrado:
– O problema da tangente – Determinação geométrica e algébrica da derivada – O problema da área – Determinação geométrica e algébrica da integral – Construção geométrica da função g(x)=\int_0^x f(x)dx. – Correlação entre as funções g e f. – O Teorema Fundamental do Cálculo – Aplicações
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
Projetor, quadro branco e pincéis.
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar:
Um computador para cada aluno, preferencialmente com Geogebra instalado. Caso não seja possível, é necessário ao menos acesso a internet em cada computador.
OF11 – LEAN BOARD GAME – UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA COM AS FERRAMENTAS DA MANUFATURA ENXUTAMinistrante: Profa. Bruna Carvalho da Silva – UFERSA Angicos Datas: 27 e 28 de setembro Horário: 08h00 às 12h00. Vagas: 20 Local: Laboratório de Gestão de Sistemas de Produção |
Breve Resumo: Esta oficina tem como objetivo promover o ensino das ferramentas da manufatura enxuta, unindo conhecimento teórico e atividades práticas.
Conteúdo a ser Ministrado: Planejamento e Controle da Produção. Ferramentas da Manufatura Enxuta.
Carga Horária: 8h
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante:
Quadro branco, projetor, cadeiras, mesas, piloto e apagador
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar:
Papel, lápis, calculadora, computador (não é um item obrigatório, mas pode auxiliar)
Deseja acrescentar informações adicionais?
O jogo demanda a existência de mesas para montar o tabuleiro. Estou considerando o laboratório da Produção, uma vez que existem duas mesas e cadeiras suficientes para alocar todos os participantes.
OF12 – BEER GAMEMinistrantes: Profa. Letícia Soares Teixeira de Souza – UFERSA Angicos Carga Horária: 04 horas Datas: 26 de setembro Horário: 08h00 às 12h00 Vagas: 16 vagas Local: Laboratório de Eletricidade e Magnetismo |
Resumo: O Beer Game foi desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e simula uma cadeia de produção e distribuição da cerveja. O objetivo do jogo é minimizar os custos da cadeia (equipe), através da apresentação e utilização de conceitos de cadeia de suprimentos, assim como outras abordagens.
Conteúdo a ser ministrado: O Beer Game aborda assuntos relacionados a disciplina de Logística e Gestão da Rede de Suprimentos I. Os principais assuntos são Cadeia de Suprimentos, seus fluxos e custos, Estoque em trânsito e Efeito Chicote.
Informar materiais/equipamentos que a Ufersa deve disponibilizar ao Ministrante: Laboratório com 05 bancadas e projetor
Informar materiais/equipamentos que o público-alvo deve levar: Não é necessário levar nenhum material
Deseja acrescentar informações adicionais?
A aplicação deve ser realizada em algum laboratório com bancadas, devido ao layout dos elementos do jogo.
DATAS IMPORTANTES
Etapa | Data Limite |
Submissão do resumo, resumo expandido ou do artigo completo | 11/08/2023 |
Divulgação do Resultado das Avaliações da Comissão Científica | 01/09/2023 |
Último dia para envio pelos autores dos Trabalhos Corrigidos | 08/09/2023 |
Divulgação do Resultado dos Trabalhos Aprovados | 15/09/2023 |
Divulgação do cronograma das apresentações | 22/09/2023 |
PALESTRA DE ABERTURA
Palestra, Cerimonial de Abertura e Apresentações musicais
Dia: 25 de setembro de 2023
Hora: 19h00 às 21h00
Local: Centro de Convivência – Campus Angicos
Tema: SECITEC: 10 anos de ciência e tecnologia para o desenvolvimento do semiárido. |
Palestras Temáticas – Ciências Exatas e da Natureza e Empreendedorismo
Dia: 26 de setembro de 2023
Local: Centro de Convivência
Mediador: Prof. João Paulo Damásio Sales – UFERSA Angicos
PALESTRA I – 19h00 |
Tema: Perspectivas sobre Ecossistema Local de Inovação Resumo: Abordagem sobre Ecossistema Local de Inovação, com foco no Vale do Açu e Cabugi. Palestrante: Fernanda de Souza Stingelin Mini-curriculum de Apresentação: Engenheira Sanitarista e Ambiental
Palestrante: Izaac Natan Oliveira Mini-curriculum de Apresentação: Trainee SEBRAE/RN, gestor de políticas públicas e inovação. |
Mediador: Prof. Francisco Vieira de Oliveira – UFERSA Angicos
PALESTRA II – 20h30 |
Tema: Aplicações da Álgebra Palestrante: Prof. Alan de Araújo Guimarães – UFRN Resumo: Nesta palestra, iremos apresentar interessantes aplicações da Álgebra (Linear e Abstrata). Com isso, pretendemos destacar a importância de conteúdos de Álgebra estudados em nível de graduação, reforçando que esta disciplina tem grande importância para a formação de um estudante de graduação. Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/6286902372305694 |
Dia: 27 de setembro de 2023
Local: Centro de Convivência
Mediador: Prof. Adm. João Paulo Damasio – UFERSA Angicos
PALESTRA III – 15h15 |
Tema: (Mesa Redonda) “Empreendedorismo e Inovação no Sertão Central” Bloco 1 – Participantes: – INEAGRO Cabugi (UFERSA Angicos )- Gerente Administrativo: José Anjo – Fundação Guimarães Duque (UFERSA) – Diretor Técnico-Científico: Stefeson Bezerra de Melo – Movimento de Empresas Júnior (UFERSA Angicos) – Prof. Orientador da Consolida: Prof. Luis Henrique Bloco II – Empresas Júnior – UFERSA Angicos: – CONSOLIDA – Aluno(a) Expositor(a) – TURING – Aluno(a) Expositor(a) – PROJR – Aluno(a) Expositor(a) |
Palestras Temáticas – Ciência no Parque
Dia: 27 de setembro de 2023
Local: Centro de Convivência
Hora: 08h30 às 12h00
Mediador: Prof. Gustavo de Oliveira Gurgel Rebouças – UFERSA Angicos
PALESTRA I – 08h30 |
Tema: Descobrindo os segredos fascinantes do universo e da astronomia Palestrante: Maria das Graças Dutra de Lira (11 anos) Resumo: Palestra constará de uma apresentação da ciêntista Mirim Maria das Graças Dutra de Lira colaborara do Projeto Ciência no Parque na área de astronáltica e Astronomia. Será apresentada uma descrição do Universo e do Cosmo com base nas descobertas da astronomia. |
PALESTRA II – 09h20 |
Tema: A vida das estrelas Palestrante: Prof. Marcelo de Amorim Oliveira – SEEC/CE Resumo: Abordagem sobre o nascimento, a vida e a morte das estrelas. Destaque para elementos famosos como nebulosas, super novas, estrelas de neutrons e buracos negros. |
PALESTRA III – 10h00 |
Tema: “Explorando o Desconhecido: A Física do Meio Interplanetário” Palestrante: Prof. Gylly Peterson Fernandes Lima – SEEC/CE Resumo: Nesta palestra fascinante, mergulharemos profundamente no mundo misterioso do meio interplanetário. Durante a apresentação, os participantes terão a oportunidade de: Compreender os componentes do meio interplanetário: Gases, partículas carregadas e campos magnéticos que preenchem o espaço entre os planetas e estrelas. Explorar o papel do vento solar: Descubra como o vento solar, uma corrente contínua de partículas do Sol, influencia e interage com o meio interplanetário. Investigar a magnetosfera planetária: Saiba como os campos magnéticos dos planetas afetam a dinâmica do meio interplanetário e protegem contra a radiação solar. Descobrir fenômenos espaciais notáveis: Desde as auroras até as tempestades magnéticas, explore os fenômenos surpreendentes que ocorrem devido à interação do meio interplanetário com os planetas. Aplicar a pesquisa espacial: Aprenda como o estudo do meio interplanetário é essencial para as missões espaciais, a comunicação por satélite e nossa compreensão geral do sistema solar. |
Palestras Temáticas – Engenharias e Ciências Humanas
Dia: 27 de setembro de 2023
Local: Centro de Convivência
Horário: 19h00 às 22h00
Mediadora: Profa. Priscila da Cunha Jácome Vidal – UFERSA Angicos
PALESTRA I – 19h00 |
Tema: Descomissionamento de instalações offshore, desmantelamento e reciclagem de navios: um novo paradigma para o Brasil Palestrante: Prof. Newton Narciso Pereira – UFF Resumo: Mundialmente, diversas plataformas estão chegando no final de sua vida útil e serão descomissionadas. Nesse contexto, o Brasil está passando por um novo momento no setor naval com a primeira aquisição de uma plataforma de petróleo para ser reciclada em território nacional. Isso abre a oportunidade para o desenvolvimento de uma indústria no país que poderá servir tanto as operadoras de petróleo, quanto empresas de navegação. Historicamente, a reciclagem de embarcações tem ocorrido em países com fragilidade nas legislações ambiental e trabalhista. O Brasil tem como vantagem ter estabelecido processos rígidos de gestão ambiental nos seus estaleiros, o que pode ser um diferencial competitivo para a reciclagem verde. Contudo, existem ainda desafios para a melhoria dos processos de gestão de materiais perigosos a bordo de embarcações, o que demanda avanço tecnológico para a identificação e rastreamento destes materiais a bordo de embarcações. Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/2964542703674339 |
Mediador: Prof. Francisco Aédson de Souza Oliveira – UFERSA Angicos
PALESTRA II – 20h30 |
Tema: Por uma pedagogia dos (multi)letramentos Palestrante: Profa. Jaciara Limeira de Aquino – UERN Resumo: O ensino aprendizagem no século XXI é atravessado por múltiplas linguagens e culturas, o que demanda dos atores sociais variados letramentos e/ou diversas formas de interação, ou seja, os (multi)letramentos. Nesse sentido, o objetivo central da palestra é apresentar uma pedagogia voltada para o trabalho com essa dinamicidade de interações que potencializam e conduzem o entendimento da linguagem como prática social. Currículo Lattes (link): http://lattes.cnpq.br/2979594244880443 |
ANAIS da X SECITEC
Comissão Organizadora
Francisco Vieira de Oliveira
David Levi da Silva Macedo
Roselene de Lucena Alcântara
Comissão Científica
Francisco Vieira de Oliveira
David Levi da Silva Macedo
Franselma Fernandes de Figueiredo
Francisco Aedson de Souza Oliveira
Revisão ortográfica
Franselma Fernandes de Figueiredo
Francisco Aedson de Souza Oliveira
Roselene de Lucena Alcântara
CONTATOS
Redes sociais da SECITEC
Instagram da SECITEC: www.instagram.com/secitecufersa
Facebook da SECITEC: https://www.facebook.com/secitecufersa
E-mail da SECITEC: secitec@ufersa.edu.br