Transmissão AO VIVO do Centenário de Paulo Freire (18/09/21)
Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.
O centenário de Paulo Freire
Paulo Freire nasceu no Recife/PE, no dia 19 de setembro de 1921. Educador brasileiro, criador do método inovador no ensino da alfabetização para adultos. Seu método foi levado para diversos países. Por possibilitar a alfabetização de jovens e adultos em cerca de 40 horas e com baixos custos, o método desenvolvido por Paulo Freire inspirou o Plano Nacional de Alfabetização, no governo de João Goulart.
A experiência de Angicos é um feito histórico importante até os dias de hoje.
O Campus UFERSA Angicos/RN, homenageia o educador e filósofo no ano de seu centenário. Paulo Freire é o cidadão brasileiro mais homenageado mundo afora, detentor de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa e cerca de 20 prêmios, concedidos por diversas universidades e instituições nacionais e internacionais.
Paulo Freire é o educador brasileiro mais conhecido pelas práticas na chamada: educação popular. Em muitos lugares no mundo encontram-se memoriais e institutos que prestam homenagem a esse grande educador, mantendo viva a Pedagogia de Freire.
A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) possui um Campus Multidisciplinar em Angicos/RN, município que foi palco das 40 Horas da experiência de alfabetização de adultos, consolidada na prática com todas as suas nuanças. Nesta cidade o contato das pessoas com o educador foi mais singular do que em qualquer outro lugar, ao ponto de, na sua segunda vinda para receber o título de cidadão angicano, em 1993, expressou-se dizendo: “Em nenhum lugar me senti mais tocado do que aqui e agora”.
A experiência prática desenvolvida por Paulo Freire com jovens e adultos inspira, até os dias atuais, as práticas docentes em todos níveis, etapas e modalidades da educação brasileira. Seus ideais inspiram e coadunam com outros estudos e ações voltados para a Educação Popular, fomentando uma educação humana, amorosa, emancipatória e libertária.
Ao longo do ano de 2021, em especial no mês de setembro, vários eventos serão realizados para celebrar os 100 anos do pedagogo. Esse espaço foi criado para dar visibilidade e divulgar essas ações, além de servir como um repositório de materiais.
Fotos do evento de centenário de Paulo Freire realizado no Memorial Paulo Freire UFERSA Campus Angicos
Anterior
Próximo
Documentários sobre a experiência de Paulo Freire em Angicos/RN
No ano de 1963, o Sertão Central do Rio Grande do Norte vivenciava a experiência pioneira na alfabetização de jovens e adultos com o Projeto 40 Horas de Angicos, idealizado pelo educador Paulo Freire.
Para resgatar essa experiência e celebrar os 50 anos da iniciativa, em 2013, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) produziu o documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN”.
Assista no vídeo abaixo.
A mesma experiência realizada em Angicos/RN, também é retrata no documentário “Diálogos com Paulo Freire: Um olhar sobre as 40 horas de Angicos“.
Assista no vídeo abaixo.
100 ANOS DE PAULO FREIRE: SEMPRE, PRESENTE.
Evento que conta com a participação de docentes do Campus Angicos.
Outros eventos
O Coleduc – Coletivo de Educação formado por professores da UPE, UFPB, UFERSA tem a alegria em socializar com vocês o I SENEDUC.
Neste evento iremos abordar a contribuição de Paulo Freire para a Educação.
O evento foi estruturado para garantir palestras, oficinas e apresentação de trabalhos. Contamos com vocês.
Fiquem atentos ao prazo de submissão de trabalhos.
A 8ª Diretoria Regional de Educação e da Cultura – DIRED da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Estado do Rio Grande do Norte, sediada na cidade de Angicos/RN, também está realizando Seminário Centenário de Paulo Freire.
Veja programação abaixo.
E a Prefeitura Municipal de Angicos/RN realiza evento para contar a história daquele que fez e faz história. Trata-se do momento “Paulo Freire, Angicos e suas vidas“.
O evento será transmitido pelo canal no Facebook da Prefeitura e pela TV UFERSA.