Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus Angicos

Projeto de Extensão da UFERSA leva sessões de planetário a comunidades do Sertão Central

Campus Angicos, Extensão, Inclusão 25 de abril de 2025. Visualizações: 102. Última modificação: 25/04/2025 14:40:09

Projeto de extensão desenvolvido pelos campi da UFERSA em Angicos e Mossoró, realizou nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2025 uma série de sessões do planetário móvel em localidades do Sertão Central do Rio Grande do Norte, promovendo a divulgação e a popularização da ciência em comunidades distantes dos grandes centros urbanos.

As atividades ocorreram no Distrito de Santa Tereza, no município de Santana do Matos, na sede do município de Pedro Avelino e na comunidade de Arapuá, em Ipanguaçu. Em cada local, estudantes e comunidade em geral participaram de sessões interativas de planetário com a temática de astronomia e o Sistema Solar, em uma experiência lúdica, acessível e marcante para todas as idades.

Segundo o professor Gustavo Rebouças, do campus de Angicos e um dos coordenadores do projeto, o Planetário Móvel se apresenta como um equipamento educacional de grande relevância por sua ludicidade e capacidade de encantamento, e pode ser levado até comunidades distantes dos grandes centros urbanos e que dificilmente teriam acesso a esse tipo experiência educacional. “É uma experiência única, tanto para os alunos quanto para os professores das escolas atendidas, que se encantam com as sessões tanto quanto os estudantes”, afirmou.

Localidades e escolas atendidas:

  • Distrito de Santa Tereza (Santana do Matos):
    • Participação de mais de 160 alunos da Escola Municipal Francisca Mendes da Silva.
  • Pedro Avelino:
    • Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram mobilizados mais de 1.000 alunos de diversas escolas para participarem das sessões.
    • Escolas atendidas: Raimundo Cavalcante, Cônego Antônio Antas, Maria Gorete, Lídia Maria, Filhos de Maria, Abel Furtado e Josefa Sampaio.
  • Comunidade de Arapuá (Ipanguaçu):
    • Cerca de 300 alunos participaram das atividades, oriundos das seguintes instituições: Escola Municipal Francisca da Salete Ribeiro, Escola Municipal Julieta Moura, Escola Estadual Maria da Glória de Azevedo Luna, além da participação de membros da própria comunidade.

A ação contou com o apoio da UFERSA – Angicos, do Projeto Ciência no Parque, das Secretarias Municipais de Educação de Pedro Avelino e Ipanguaçu, além de diretores, professores e diversos profissionais das escolas envolvidas. Os eventos também fazem parte da iniciativa da FAPERN de Divulgação e Popularização da Ciência – Território Sertão Central Cabugi.