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Campus Angicos

Que tal iniciar 2021 com pessoas que inspiram?

Pesquisa 26 de janeiro de 2021. Visualizações: 833. Última modificação: 26/01/2021 15:51:09

O novo ano se inicia e com ele podemos renovar nossos sonhos e metas. Acreditamos que uma boa forma de renovar e fazer novos planos é conhecer boas práticas e exemplos que tivemos nas atividades acadêmicas desenvolvidas no Campus Angicos.

Por isso, apresentamos as experiências de duas docentes do Campus que falam um pouco sobre as atividades de pesquisa que desenvolveram, já que o Campus recebeu quatro menções honrosas no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da UFERSA em 2020.

Profa Sâmea Valesca

Profa Sâmea Valesca. Fonte: Acervo da profa.

O primeiro exemplo é da Professora Doutora Sâmea Valensca Alves Barros. Vinculada ao Departamento de Engenharias (DENGE) do Centro Multidisciplinar de Angicos (CMA), a professora e equipe receberam menções honrosas no SEMIC 2020 e também no Seminário de 2019. Segundo a Professora Sâmea Valensca, tais resultados são frutos do comprometimento do discente, resiliência na execução das atividades e amor pela pesquisa científica.

O primeiro exemplo é da Professora Doutora Sâmea Valensca Alves Barros. Vinculada ao Departamento de Engenharias (DENGE) do Centro Multidisciplinar de Angicos (CMA), a professora e equipe receberam menções honrosas no SEMIC 2020 e também no Seminário de 2019. Segundo a Professora Sâmea Valensca, tais resultados são frutos do comprometimento do discente, resiliência na execução das atividades e amor pela pesquisa científica.

 

 

O comprometimento do(a) discente é essencial nas atividades de pesquisa, principalmente quando envolvem ações práticas (coleta de material, beneficiamento de resíduo…). Assim, o docente interessado em desenvolver projetos de pesquisa com discentes deve primar por um processo de seleção que permita identificar se o(a) candidato(a) tem perfil para atuar nas atividades previstas.

A resiliência na execução das atividades de pesquisa é necessária pois durante os trabalhos pode-se receber muitos “nãos” e, apesar disso, deve-se ter perseverança em buscar os parceiros capazes de ajudar no desenvolvimento da pesquisa e de resultados de impacto, enaltecendo o nome da UFERSA Campus Angicos. Já o “amor pela pesquisa” não se trata, necessariamente, de romantizar a atividade, mas do sentimento verdadeiro e identificação com a atividade da pesquisa. Fazer algo que gosta e tem vocação é essencial para obter bons resultados e alcançar os objetivos.

Professora Doutora Sâmea Valensca e Orientanda Maria de Lourdes X. de F. Neta em defesa de Trabalho Final de Graduação
Fonte: Acervo da profa

Por fim, a professora Sâmea Valensca encerra dizendo que os(as) docentes devem focar “na aprendizagem que o tema proposto aos alunos para realização de suas pesquisas de iniciação científica irá proporcionar a eles e no que trará de benefício para comunidade local”.

Profa Elaine Sobral.
Fonte: Acervo da profa

O segundo exemplo é da Professor Elaine Luciana Sobral Dantas, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Centro Multidisciplinar de Angicos (CMA). Ao longo dos últimos anos, a professora tem coordenado, em parceria com a Professora Mestra Milena Paula Cabral de Oliveira (Pedagoga da PROGRAD UFERSA), o Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem – EDUCLIN. Atualmente o Grupo desenvolve quatro projetos de pesquisa e é constituído por 47 discentes, sendo 16 envolvidos em pesquisa e extensão, 07 envolvidos em pesquisa e 24 em extensão.

Um dos projetos de pesquisa é sobre Currículos na Educação Infantil que iniciou desde 2017, tem sete discentes pesquisadores vinculados, sendo cinco Bolsistas de Iniciação Científica. Duas bolsistas de iniciação científica, orientadas pela professora Elaine Sobral, foram premiadas com Menção Honrosa no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) 2020 da UFERSA. Os trabalhos de Daniela Nunes e Emanuelly Lopes foram avaliados como os dois melhores na área de Ciências Humanas da UFERSA. Segundo a Professora, esse resultado é fruto de um trabalho amplo e integrado que o Grupo EDUCLIN desenvolve.

Ela ainda destaca que “as pesquisas orientam as ações de extensão, assim como são definidas nesses contextos de interação com as instituições de Educação Básica. Os estudos do grupo situam as problemáticas atuais apresentadas pelos(as) professores(as) dos municípios da região de Angicos”, fatores que catalisam o impacto positivo dos trabalhos desenvolvidos pelo EDUCLIN.

Imagem: Integrantes do EDUCLIN, UFERSA Angicos Fonte: Site Educlin (2020)

Acesse o site da EDUCLIN e conheça as ações desenvolvidas pelo grupo: https://educlin.ufersa.edu.br

Com esses dois exemplos, temos dicas de características que podemos utilizar na gestão dos projetos de pesquisa e como a integração de ensino, pesquisa e extensão pode gerar resultados positivos para a comunidade acadêmica e sociedade.

Gostou? Que tal conversar com um pouco mais as professoras e conhecer mais sobre o trabalho delas?