Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus Angicos

Minicurso sobre produção de vídeo reúne estudantes do Pibid na Ufersa Angicos

Estudante, Extensão 20 de março de 2017. Visualizações: 1618. Última modificação: 20/03/2017 11:26:41

O minicurso abordou noções básicas sobre as três etapas para produção de uma peça audiovisual: o roteiro, a captação de imagem e som, e a edição / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Estudantes universitários integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid – da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Angicos,  participam de minicurso sobre a Produção de Vídeo. Com carga horária de 8 horas, o minicurso foi ministrado pela equipe de Comunicação da Ufersa Mossoró.

Jornalista Passos Junior repassando lições de roteiro / Foto Eduardo Mendonça

Diego Farias, editor de imagens, repassando noções de vídeo aos participantes / Foto Eduardo Mendonça

Eduardo Mendonça, cinegrafista da Ufersa / Foto Assecom

O minicurso abordou noções básicas sobre as três etapas para produção de uma peça audiovisual: o roteiro, a captação de imagem e som, e a edição. “Os nossos bolsistas desenvolvem atividades nas escolas e a ideia desse minicurso é incentiva-los a produção de um vídeo para documentar o trabalho que o Pibid, através da Ufersa  Angicos”, opinou a professora Rita Diana, coordenadora do Programa no Campus Angicos.

A parte de roteiro foi ministrada pelo jornalista Passos Júnior que a partir de exemplo do documentário Plantar Saber: Horta Didática na Escola, mostrou de forma prática o passo a passo para a produção de um roteiro. “São conceitos básicos para produção de um vídeo que começa com a ideia e, depois se colocar no papel o que você quer mostrar que é o roteiro propriamente dito”, firmou Passos. Os participantes aprenderam sobre story line, sinopse, argumento que são fases fundamentais para a produção de um roteiro. No final do módulo, foi mostrado o roteiro final do documentário culminando com a exibição do documentário.

Num segundo momento, o cinegrafista Eduardo Mendonça abordou a melhor forma para captação de imagens e som, com dicas sobre enquadramento, iluminação e também como driblar a falta de estrutura, o que denomina de “engenharia alternativa”. “Achei muito produtivo, os alunos interagindo com perguntas, citando exemplos, anotando, fotografando e até servindo de atores para ajudar nas explicações. Percebi que a turma gostou bastante da parte que usamos a engenharia alternativa, pois é o que proporciona qualquer pessoa com algum conhecimento possa produzir vídeos sem gastar muito com equipamentos caros”, relatou.

No terceiro módulo, Diego Farias, técnico em audiovisual e editor de imagens, abordou o processo de edição de áudio e vídeo, que formata o trabalho realizado no primeiro e no segundo módulos. “Além dos acabamentos, vamos a partir do roteiro e da captação das imagens e sons dar formato ao produto final que o vídeo”, afirmou. Diego também trouxe muitas dicas para superar a falta de equipamento. “A nossa missão é dar todo o suporte técnico dentro das condições e realidade dos alunos, possibilitando uma produção audiovisual com o mínimo de qualidade e eficiência”, pontuou.
Os três módulos se complementam entre si, mas mesmo os bolsistas que não participaram das três etapas do minicurso de produção de vídeo, devido os compromissos acadêmicos, poderão formar grupos e trocar informações com quem participou. “A pré-produção com o levantamento do tema, da abordagem, dos personagens, dos equipamentos, quem faz o quê, entre outras questões também é ponto importante nesse processo”, lembra Eduardo Mendonça.

Os bolsistas do Pibid Angicos desenvolvem atividades em escolas da rede pública, promovendo o vínculo dos universitários com o ambiente da sala de aula. Essa troca de experiência tem como objetivo a melhoria do ensino público. Quem participou considerou o minicurso muito válido. “Vai nos ajudar bastante a nortear o nosso trabalho. Essa experiência prática vai contribuir para que possamos documentar em vídeo um pouco da nossa atuação no Pibid”, considerou Paulo Henrique Santos de Oliveira, graduando da Licenciatura em Computação e Informática. Para Alan Kardeque de Oliveira, também de Computação e Informática, faltava essa orientação para amadurecer a ideia voltada para um vídeo. “Gostei muito, realizamos várias atividades nas escolas e creio que esse minicurso vai viabilizar a nossa proposta”, comentou.

Paulo Henrique Santos de Oliveira, graduando da Licenciatura em Computação e Informática / Foto Eduardo Mendonça
Alan Kardeque de Oliveira, também de Computação e Informática / Foto Eduardo Mendonça