Discente da UFERSA Angicos faz intercâmbio na África e traz vivências para o Brasil

Ensino, Estudante, Internacionalização, Sem categoria 11 de outubro de 2024. Visualizações: 37. Última modificação: 11/10/2024 18:56:47

Entre os dias 16 e 30 de setembro de 2024, a estudante Larissa Rodrigues, do curso de Pedagogia da UFERSA Campus Angicos, participou do programa de intercâmbio “Caminhos Amefricanos – Edição Moçambique”. Durante quinze dias, a discente vivenciou experiências transformadoras em Maputo, capital de Moçambique (África), que ampliaram sua visão sobre as relações étnico raciais e reforçaram seu compromisso com uma educação inclusiva e consciente no Brasil.

Larissa descreveu a experiência como os melhores dias da vida dela: “Foi uma experiência transformadora para mim, tanto pessoal quanto academicamente. Foram os melhores quinze dias da minha vida. Conhecer a história de Moçambique, suas lutas e conquistas, me proporcionou uma nova perspectiva sobre a educação e a inclusão, que certamente vou aplicar nas minhas práticas pedagógicas futuras.”

Durante a viagem, a estudante participou de atividades como visitas a monumentos históricos e encontros com renomadas personalidades moçambicanas, incluindo escritores de destaque como Mia Couto e Ungulani ba Ka Khosa, além do professor Filimone Meigos. Essas interações possibilitaram uma imersão única na cultura e história local. “Visitar a mãe África me ajudou a ter esse contato direto com as minhas raízes e sou muito grata por ter tido essa oportunidade ainda na universidade”, disse Larissa.

A discente destacou a importância do intercâmbio no fortalecimento de seu compromisso com uma educação mais inclusiva: “Essa vivência me conectou com a cultura local e fortaleceu minha missão de promover uma educação mais inclusiva e consciente das relações étnico-raciais no Brasil.”

O intercâmbio foi promovido pela Capes e Ministério da Educação. E a discente agradeceu ao apoio do Ministério da Igualdade Racial, da UFERSA e do Campus Angicos.

Larissa, você é o símbolo do orgulho que a gente (Campus Angicos) tem das nossas alunas e dos nossos alunos.

Veja mais informações sobre esse intercâmbio nessa notícia da Assecom https://assecom.ufersa.edu.br/2024/07/12/estudante-de-pedagogia-do-campus-angicos-e-selecionada-para-intercambio-na-africa/

E veja mais fotos no Instagram do Campus Angicos