Centenário Paulo Freire

13 de setembro de 2021. Visualizações: 2171. Última modificação: 28/09/2021 11:15:54

Transmissão AO VIVO do Centenário de Paulo Freire (18/09/21)

Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

O centenário de Paulo Freire

Paulo Freire. Imagem "Agência Senado".

Paulo Freire nasceu no Recife/PE, no dia 19 de setembro de 1921. Educador brasileiro, criador do método inovador no ensino da alfabetização para adultos. Seu método foi levado para diversos países. Por possibilitar a alfabetização de jovens e adultos em cerca de 40 horas e com baixos custos, o método desenvolvido por Paulo Freire inspirou o Plano Nacional de Alfabetização, no governo de João Goulart.

A experiência de Angicos é um feito histórico importante até os dias de hoje.

O Campus UFERSA Angicos/RN, homenageia o educador e filósofo no ano de seu centenário. Paulo Freire é o cidadão brasileiro mais homenageado mundo afora, detentor de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa e cerca de 20 prêmios, concedidos por diversas universidades e instituições nacionais e internacionais.

Paulo Freire é o educador brasileiro mais conhecido pelas práticas na chamada: educação popular. Em muitos lugares no mundo encontram-se memoriais e institutos que prestam homenagem a esse grande educador, mantendo viva a Pedagogia de Freire.

A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) possui um Campus Multidisciplinar em Angicos/RN, município que foi palco das 40 Horas da experiência de alfabetização de adultos, consolidada na prática com todas as suas nuanças. Nesta cidade o contato das pessoas com o educador foi mais singular do que em qualquer outro lugar, ao ponto de, na sua segunda vinda para receber o título de cidadão angicano, em 1993, expressou-se dizendo: “Em nenhum lugar me senti mais tocado do que aqui e agora”.

A experiência prática desenvolvida por Paulo Freire com jovens e adultos inspira, até os dias atuais, as práticas docentes em todos níveis, etapas e modalidades da educação brasileira. Seus ideais inspiram e coadunam com outros estudos e ações voltados para a Educação Popular, fomentando uma educação humana, amorosa, emancipatória e libertária.

Ao longo do ano de 2021, em especial no mês de setembro, vários eventos serão realizados para celebrar os 100 anos do pedagogo. Esse espaço foi criado para dar visibilidade e divulgar essas ações, além de servir como um repositório de materiais.

Fotos do evento de centenário de Paulo Freire realizado no Memorial Paulo Freire UFERSA Campus Angicos

Documentários sobre a experiência de Paulo Freire em Angicos/RN

No ano de 1963, o Sertão Central do Rio Grande do Norte vivenciava a experiência pioneira na alfabetização de jovens e adultos com o Projeto 40 Horas de Angicos, idealizado pelo educador Paulo Freire.

Para resgatar essa experiência e celebrar os 50 anos da iniciativa, em 2013, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) produziu o documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN”.

Assista no vídeo abaixo.

A mesma experiência realizada em Angicos/RN, também é retrata no documentário “Diálogos com Paulo Freire: Um olhar sobre as 40 horas de Angicos“.

Assista no vídeo abaixo.

100 ANOS DE PAULO FREIRE: SEMPRE, PRESENTE.

Evento que conta com a participação de docentes do Campus Angicos.

Outros eventos

O Coleduc – Coletivo de Educação formado por professores da UPE, UFPB, UFERSA tem a alegria em socializar com vocês o I SENEDUC.

Neste evento iremos abordar a contribuição de Paulo Freire para a Educação.

O evento foi estruturado para garantir palestras, oficinas e apresentação de trabalhos. Contamos com vocês.

Fiquem atentos ao prazo de submissão de trabalhos.

Saiba tudo pelo link Inscrição aqui: https://seneduc01.wixsite.com/seneduc

A 8ª Diretoria Regional de Educação e da Cultura – DIRED da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Estado do Rio Grande do Norte, sediada na cidade de Angicos/RN, também está realizando Seminário Centenário de Paulo Freire

Veja programação abaixo.

E a Prefeitura Municipal de Angicos/RN realiza evento para contar a história daquele que fez e faz história. Trata-se do momento “Paulo Freire, Angicos e suas vidas“.

O evento será transmitido pelo canal no Facebook da Prefeitura e pela TV UFERSA.

Links abaixo.

Memorial Paulo Freire - UFERSA Campus Angicos

A UFERSA Campus Angicos conta com o Memorial Paulo Freire: um espaço dedicado para a educação.

Faça um passeio virtual pelo Memorial e pelo Campus Angicos na imagem abaixo.