Novos doutores no CMA

Corpo docente 5 de fevereiro de 2021. Visualizações: 511. Última modificação: 05/02/2021 13:58:31

O Centro Multidisciplinar de Angicos inicia 2021 com a titulação de três novos doutores. Os professores Arthur Gomes Dantas de Araújo e João Paulo Damásio Sales, vinculados ao Departamento de Engenharias e o professor Kleber Tavares Fernandes, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia de Informação, defenderem suas teses e retomam suas atividades acadêmicas em fevereiro de 2021.

Prof Arthur Dantas.

O professor Arthur Dantas defendeu sua tese, intitulada Análise do processo de fissuras e do comportamento de estacas granulares ancoradas submetidas a secagem e umedecimento em solo expansivo, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco. O professor destaca que “o afastamento foi essencial para o bom andamento das atividades. Desde a fase das disciplinas e no desenvolvimento da tese. Como meu trabalho foi experimental, a presença diária no laboratório e campo era obrigatório. Além disso, o afastamento proporcionou mais facilidade para as análises dos dados e submissão de artigos em periódicos e congressos”. Com o retorno às atividades acadêmicas, o docente espera dedicar-se ao tripé ensino, pesquisa e extensão para a contribuir com o avanço da Ufersa e da comunidade Potiguar.

Prof Kleber Fernandes

O Professor Kleber Fernandes obteve o título de doutor no Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação – PPgSC na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sua tese, intitulada Game Criativo: Desenvolvendo Habilidades de Pensamento Computacional, Leitura e Escrita através de uma Abordagem Desplugada para Criação de Jogos, foi desenvolvida ao longo dos 4 anos e, além do trabalho, foram 7 publicações de artigos científicos nos principais eventos nacionais e internacionais da área.

“Desenvolvemos uma abordagem para criação de jogos a partir da produção textual dos alunos. Testamos a abordagem com alunos do ensino fundamental ao longo de 01 semestre com resultados muitos satisfatórios. Foi uma experiência muito proveitosa, mesmo diante das condições da pandemia”, destacou o professor Kleber. Agora, a expectativa do professor é retomar o trabalho com um olhar mais atuante no campo da pesquisa com os discentes.

Prof João Paulo

O professor João Paulo defendeu sua tese Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a tese teve como título: Avaliação de Programas de Promoção da Saúde à Pessoa Idosa: uma análise da qualidade de serviços na saúde suplementar.

Segundo o professor, “A experiência foi enriquecedora, um mergulho profundo na aplicabilidade da gestão e de suas ferramentas às necessidades da área de saúde pública e privada, principalmente no que diz respeito a avaliação de serviços de saúde”. Com retorno ao campus, as expectativas de atuação profissional do docente estão nas possíveis formas de levar os conhecimentos e práticas adquiridas ao longo da formação doutoral à universidade, sobretudo ao campus Angicos e aos cursos de atuação.

A Direção congratula todos os novos doutores do Centro Multidisciplinar de Angicos!!!

Em breve, mais doutores e doutoras.

Em função do Plano de Qualificação Docente da UFERSA, o Campus Angicos conta com 9 docentes em licença para o doutoramento. A previsão é de que em 04 anos, o CMA tenha, aproximadamente, 80% dos seus docentes com título de doutor. Desde 2013, o PQD já contribuiu para a formação doutoral de 23 professores(as) no CMA.