Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus Angicos

PRO JR Consultoria conquista CNPJ

Capacitação, Ensino, Estudante, Extensão, Gestão 12 de novembro de 2019. Visualizações: 560. Última modificação: 12/11/2019 20:42:23

Desde o ano de 2017, alunos do curso de Engenharia de Produção se mobilizam para a criação da empresa júnior do curso. Projeto que deu seus primeiros passos como uma iniciativa júnior (Art. 8º Para fins do disposto nesta Resolução, consideram-se iniciativas juniores, grupos ou organizações de estudantes da UFERSA com o propósito de se formalizarem como empresas juniores – RESOLUÇÃO CONSUNI/UFERSA Nº 006/2018, de 22 de agosto de 2018) e hoje alcança mais um objetivo: retirada do CNPJ, se tornando assim efetivamente uma empresa júnior. A partir do dia 31 de Outubro de 2019, a PRO JR Consultoria pode emitir notas fiscais e assim cobrar por seus serviços de consultoria realizados, com amparo legal.

“A retirada do CNPJ marca uma nova etapa para a PROJR, etapa esta muito desejada, mas que trás consigo muitas oportunidades e obrigações. Mesmo tratando-se de uma empresa sem fins lucrativos, fundada, detém obrigações fiscais, que resultam em custos operacionais. O desafio agora é manter uma empresa saudável em seus finanças, de forma a preservar o seu funcionamento, para que está continue sendo um local de aprendizagem prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.”

Thiago Rodrigo, Diretor Administrativo-Financeiro

É importante ressaltar que as empresas juniores são associações sem fins lucrativos e com isso, o valor cobrado pelas consultorias deve ser investido na capacitação de seus membros e na própria empresa também. O grande objetivo é realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho.

“Fazer parte de um movimento tão importante não somente na nossa região como também a nível nacional, é algo muito satisfatório, uma vez que, o nosso foco é também o desenvolvimento interpessoal, o que muitas vezes não é muito bem desenvolvido durante os anos da graduação. E um dos fatores que favorecem o nosso empenho é cada vez mais estarmos envolvidos com investimentos advindos das nossas próprias consultorias, o que nos capacita a sermos cada vez mais técnicos.”

Allan Pessoa, Diretor de Gestão de Pessoas

A PRO JR CONSULTORIA  tem como missão: auxiliar no desenvolvimento das organizações, através da realização de consultorias de excelência. Esta missão esta alinhada com a visão de: Em 2020, ser uma empresa consolidada na cidade de Angicos/RN, sendo referência em qualidade nos serviços prestados. Seus 21 membros possuem como valores mais importantes: ética, empatia, responsabilidade, respeito, profissionalismo, proatividade e responsividade.

“Os valores são algo íntimo e estão relacionados a identidade da nossa empresa. Batalhamos para sermos reconhecidos e lembrados por eles. São esses valores que definem quem somos, que através deles iremos conseguir nossos resultados, pois assim nos direcionamos diariamente a mostrar qualidade nos serviços prestados aos nossos clientes. Assim nossos valores servem como posicionamento, pois não adianta ter uma visão sobre algo que almejamos e quando alcançado ter perdido a nossa essência.”

Matheus Araújo, Diretor de Marketing

Localizada na sala 18 do bloco administrativo da UFERSA / Campus Angicos, a empresa possui uma sala com o objetivo de receber clientes e realizar atividades do cotidiano. A sala foi inaugurada dia 15 de Outubro de 2019, após revitalização da pintura, aquisição de novo mobiliário cedido pela direção do campus, assim como uma mudança no layout.

Fotos da reforma da sala da PRO JR

“Como nosso primeiro apoio, a UFERSA nos cedeu uma sala equipada com computadores e mesas e este local tem sido fundamental para o andamento das nossas atividades, tais como: reuniões, consultorias e treinamentos. Ter um local fixo para atender as necessidades dos nossos clientes agrega valor ao projeto que está sendo desenvolvido, além de termos um local fixo para recebermos nossos clientes. Com a reforma que fizemos, a sala ficou mais aconchegante e com a cara da ProJr. Há uma imensa satisfação em estar em nosso local de trabalho, aplicando o que aprendemos em sala de aula e isso têm nos feito mais unidos e fortes no MEJ.”

Ariágne Assis, Diretora de Projetos

Mesmo sem estar formalizada, a empresa já estava se estruturando desde 2017 por meio de suas 5 diretorias e a presidência:  Qualidade, Marketing, Diretoria de Gestão de Pessoas, Administrativo-Financeira e Projetos, responsáveis pelo funcionamento da empresa e acompanhamento dos projetos com seus clientes. O portfólio de serviços envolve gerenciamento e controle de fluxo de caixa, planejamento e controle da produção, gestão de estoques, elaboração de layout, marketing estratégico e planejamento estratégico.

“Tendo em vista a falta de conhecimento, rigidez no mercado e a existência de um mercado desestabilizado, a Projr consultoria disponibiliza um mix de serviços para melhor suprir as necessidades dos empreendedores locais, abrangendo desde o controle dos processos, a estratégia da empresa, parte financeira e o marketing. Serviços esses essenciais para um melhor alinhamento, gerenciamento e qualidade de uma empresa.”

Dianna Déborah, Diretora de Qualidade

Tudo isso é possível pelo apoio dos professores do curso à empresa júnior. Atualmente, a professora Marianna Cruz Campos Pontarolo é a tutora que está acompanhando as atividades realizadas e faz a ponte com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, assim como o colegiado do curso.

“Enquanto aluna de graduação na UFRN atuei na empresa júnior do meu curso: a Produtiva Júnior. E não posso deixar de valorizar o quanto cresci e evoluí durante esse tempo desde trainee à Diretora de Gestão de Pessoas. Fico extremamente feliz em saber que o movimento empresa júnior construiu suas primeiras raízes na UFERSA / Campus Angicos, por meio da PRO JR Consultoria. Acredito que o empreendedorismo pode mudar positivamente nosso semiárido do sertão central do RN.”

Marianna Cruz Campos Pontarolo, professora tutora

A mais nova Empresa Junior com CNPJ da UFERSA, primeira do campus de Angicos, agora quer se integrar a RN Júnior – Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Norte. Ao se tornar federada, a PRO JR poderá ter um lugar no conselho da RN Júnior, além de estar mais próxima das empresas juniores referência no RN, trocando experiências e conhecimento para um aprimoramento contínuo do negócio, tendo acesso à rede das empresas júnior, treinamentos, capacitações, e uma relação mais estreita também com à Brasil Júnior.

“A ProJr Consultoria sobe mais um degrau diante de todas as dificuldades do mercado. Através de muito esforço, trabalho e amadurecimento, conseguimos fundar a empresa, tirar o tão sonhando CNPJ. Nele está o suor de todos que já fizeram parte da ProJr, desde a primeira gestão em 2017. Já os que entraram agora, terão como maior desafio manter o crescimento contínuo e disseminar o nosso proposito “Transformar a nossa região através do empreendedorismo”. Muito obrigado, tudo isso só foi possível por causa de vocês!!”

Renan Marques, Presidente